Entre prosa e poesia: lições de uma oficina poética com Carlito Azevedo

Autores

  • Túlio D'El-Rey Universidade Federal da Bahia (UFBA)

DOI:

https://doi.org/10.35520/flbc.2018.v10n19a19619

Resumo

Entre dezembro de 2005 e maio de 2006, o Portal Literal hospedou uma oficina virtual de criação poética ministrada por Carlito Azevedo. Mais do que trazer estratégias que servissem para dar gatilho à criatividade ou buscar “tornar alguém poeta”, o curso teria como foco a apresentação de algumas das principais questões da produção poética na contemporaneidade. Entre elas, a discussão sobre os limites entre prosa e poesia, tema relacionado ao fazer poético do próprio Carlito Azevedo. Assim, a análise do conteúdo ministrado também permite discutir aspectos da lírica do poeta, como a presença marcante de um diálogo com outros autores e outras expressões artísticas, lida a partir dos conceitos de frequentação e escolhas afetivas.

Referências

AGAMBEN, Giorgio. “O fim do poema”. Tradução de Sérgio Alcides. Cacto, nº 1, 2002, pp. 142-9.

______. A comunidade que vem. Tradução de Cláudio Oliveira. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

______. “O que é o contemporâneo?”. In: ______. O que é contemporâneo? E outros ensaios. Tradução de Vinícius Nicastro Honesko. Chapecó: Argos, 2009, pp. 55-73.

AZEVEDO, Carlito. “Oficina Poética”. Revista Literal, nº 2, nov. 2012, pp. 12-87. Disponível em: https://issuu.com/revista_portal_literal_2012/docs/revista_literal_n._02. Acesso em 23 de abril de 2017.

______. Livro das postagens. Rio de Janeiro: 7Letras, 2016.

BOURDIEU, Pierre. As regras da arte: gênese e estrutura do campo literário. Tradução de Maria Lucia Machado. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

COLONETTI, Milton. Incubadoras literárias: um problema de história editorial. Tese de doutorado defendida na Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Porto Alegre, 2014. Disponível em: http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2188/1/462832.pdf Acesso em 23 de abril de 2017.

FREITAS, Guilherme Côrrea de. Vida literária virtual: internet e relações literárias no Brasil. Trabalho de conclusão de curso da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Rio de Janeiro, 2005. Disponível em: http://pantheon.ufrj.br/bitstream/11422/1356/1/GFreitas.pdf. Acesso em 23 de abril de 2017.

LEMOS, Maria José Cardoso. “Carlito Azevedo e Marcos Siscar: entre prosa e poesia, crise e saídas”. In: SCRAMIM, Susana; LINK, Daniel & MORICONI, Italo (orgs.). Teoria, poesia, crítica. Rio de Janeiro: 7Letras, 2012, pp. 231-58. Disponível em: https://www.academia.edu/4600782/Carlito_Azevedo_e_Marcos_Siscar_entre_ prosa_e_poesia_crise_e_sa%C3%ADdas. Acesso em 23 de abril de 2017.

LEONE, Luciana di. Poesia e escolhas afetivas: edição e escrita na poesia contemporânea. Rio de Janeiro: Rocco, 2014.

ORNELLAS, Sandro. “POESIA.NET: quatro apontamentos sobre literatura e internet”. Percursos – Revista Eletrônica dos Cursos de Licenciatura da UNIJORGE, nº 1, jan-jun/2013, pp. 80-8. Disponível em: http://revistas.unijorge.edu.br/percursos/pdf/2013_SandroOrnellas.pdf. Acesso em 23 de abril de 2017.

PONGE, Francis. Le Parti pris des choses [1942]. Paris: Folioplus, 2009.

PRIGOL, Valdir. “Poesia, crítica e mediação”. Revista Letras, nº 86, jul-dez/2012, pp. 131-40. Disponível em: http://revistas.ufpr.br/letras/article/view/26891/19909. Acesso em 23 de abril de 2017.

REIS, Vilto. “Entrevista com Luiz Antonio de Assis Brasil: o maior formador de escritores do país”. Homo Literatus, jan/2014. Disponível em: http://homoliteratus.com/entrevista-com-luiz-antonio-de-assis-brasil-o-maior-formador-de-escritores-do-pais/. Acesso em 23 de abril de 2017.

SANTIAGO, Silviano. “Singular e anônimo”. In:______. Nas malhas das letras. Rio de Janeiro: Rocco, 2002, pp. 61-71.

SISCAR, Marcos. “Figuras de prosa: a ideia da ‘prosa’ como questão de poesia”. In: PUCHEU, Alberto & SCRAMIM, Susana (orgs.). O duplo estado da poesia: modernidade e contemporaneidade. São Paulo: Iluminuras, 2015, pp. 29-40.

Downloads

Publicado

2018-06-30

Edição

Seção

Ensaios