Memórias de família: a construção da identidade e a ausência paterna em <em>Azul corvo</em>, de Adriana Lisboa, <em>Mar azul</em>, de Paloma Vidal, e <em>O inventário das coisas ausentes</em>, de Carola Saavedra

Autores

  • Patricia Mariz da Cruz Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.35520/flbc.2019.v11n22a24676

Palavras-chave:

estrangeiridade, história familiar, ausência paterna, identidade

Resumo

Os romances Azul corvo (2010), de Adriana Lisboa, Mar azul (2012), de Paloma Vidal, e O inventário das coisas ausentes (2014), de Carola Saavedra, possuem em comum protagonistas femininas que, em meio à experiência no exílio, buscam a compreensão de si. Em um ambiente hostil e inseguro, a nova cultura desperta nelas a necessidade da volta ao passado e do conhecimento de suas identidades. Este, no entanto, somente se torna possível quando se possui o entendimento da história familiar, a qual é atravessada por traumas e rupturas. Com pais estranhos, sendo eles ausentes ou desconhecidos, as personagens procuram, nos poucos momentos de partilha, aos quais foram testemunhados pelo mar, os vestígios de memória que tornam possível o esclarecimento da composição de suas alteridades. Assim, este trabalho possui como objetivo a reflexão de temáticas como estrangeiridade, construção identitária e ausência paterna, sob a luz de teóricos como Edward Said, Julia Kristeva e Stuart Hall. Tais temas, que se descortinam e se entrelaçam nas narrativas, demostram ser relevantes,  pois também refletem e problematizam o indivíduo contemporâneo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patricia Mariz da Cruz, Universidade Federal Fluminense

Doutoranda em Estudos de Literatura na Universidade Federal Fluminense (UFF).

Referências

CHIARELLI, Stefania. “Forasteiras – a prosa de Adriana Lisboa e Paloma Vidal”. In: DAFLON, Claudete; DEMETRIO, Matildes & GABERO, Maria Fernanda (orgs.). Agentes do contemporâneo. Niterói: EdUFF, 2017, pp. 159-70.

FIGUEIREDO, Eurídice. “A narrativa de filiação de escritores judeus brasileiros”. In: CHIARELLI, Stefania & OLIVEIRA NETO, Godofredo de (orgs.). Falando com estranhos: o estrangeiro e a literatura brasileira. Rio de Janeiro: 7Letras, 2016, pp. 81-90.

FREUD, Sigmund. “O aparelho psíquico”. In: ______. Compêndio da psicanálise. Tradução de Renato Zwick. Porto Alegre: L&PM, 2014, pp. 43-48.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2011.

KRISTEVA, Julia. Estrangeiros para nós mesmos. Tradução de Maria Carlota Carvalho Gomes. Rio de Janeiro: Rocco, 1994.

LISBOA, Adriana. Azul-corvo. Rio de Janeiro: Objetiva, 2010.

SAAVEDRA, Carola. O inventário das coisas ausentes. São Paulo: Companhia das Letras, 2014.

SAID, Edward. Reflexões sobre o exílio e outros ensaios. Tradução de Pedro Maia Soares. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.

SANTIAGO, Silviano. “O entre-lugar do discurso latino-americano”. In: ______. Uma literatura nos trópicos: ensaios sobre a dependência cultural. Rio de Janeiro: Rocco, 2000.

VIDAL, Paloma. Mar azul. Rio de Janeiro: Rocco, 2012.

Downloads

Publicado

2020-04-12

Edição

Seção

Artigos