O texto na imagem — a cal, o <em>Cujo</em>
DOI:
https://doi.org/10.35520/flbc.2019.v11n22a24678Palavras-chave:
Nuno Ramos, literatura, artes plásticas, fragmentariedade.Resumo
Este texto se oferece como um percurso pela obra do autor e artista Nuno Ramos. Ao longo dele, expõem-se algumas linhas de força que se identificam no trabalho de Nuno, tanto em sua obra literária quanto em sua obra plástica. De certa forma, é como se as duas se buscassem — por um lado, os textos estudados aqui se esforçam para fazer ver a imagem — por outro, as obras plásticas elencadas procuram discutir a linguagem. Há algo de fragmentário nos trabalhos de Ramos, característica que foi amplamente comentada pela crítica. A teórica argentina Florencia Garamuño propõe mesmo que o trabalho de Nuno Ramos seja uma espécie de emblema do que ela identifica como o grande traço do contemporâneo — composições fragmentárias, estranhas a um lugar de origem e esquivas a um destino definitivo em qualquer categorização possível. Apesar desse traço, a obra de Nuno Ramos se organiza persistentemente em torno de alguns temas. O que se tem por objetivo mostrar é que esses temas cada vez mais se propõem como discussões, como pensamentos que ganham consistência, à medida que se avultam por um acúmulo de ocorrências — ora na escrita, ora na plasticidade. Nesse sentido, o que se propõe aqui não é exatamente um mapeamento dos temas caros ao trabalho de Nuno, mas um percurso ao longo dessa maneira segundo a qual ele se dispõe e se oferece.
Referências
ABELARDO, Pedro. Lógica para principiantes. Tradução de Carlos Arthur Ribeiro do Nascimento. São Paulo: Editora UNESP, 2005.
ANTUNES, Arnaldo. “Gertrudiana”. In: ______. 2 ou + corpo no mesmo espaço. São Paulo: Perspectiva, 1997. Disponível em: http://www.arnaldoantunes.com.br/new/sec_livros_view.php? id=5&texto=23. Acesso em dezembro de 2018.
CAMPOS, Augusto de. “Rosa para Gertrude”. In: ______. Despoesia. São Paulo: Perspectiva, 2016.
DUCROT, Oswald; TODOROV, Tzvetan. Dicionário enciclopédico das ciências da linguagem. Tradução de Alice Kyoko Miyashiro et al. São Paulo: Perspectiva, 1998.
FREITAS, Ana Margarete. É possível uma ciência da mente? Salvador: Universidade Federal da Bahia, 2011. Dissertação, Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Salvador, 2011.
GARRAMUÑO, Florencia. Frutos estranhos. Rio de Janeiro: Rocco, 2014.
MALLARMÉ, Stéphane. Divagações. Tradução de Fernando Scheibe. Florianópolis: Editora da UFSC, 2010.
NAVES, Rodrigo. “Em pó”. Disponível em: http://www.nunoramos.com.br/portu/depo2.asp?flg_Lingua=1&cod_Depoimento=35. Acesso em janeiro de 2019.
RAMOS, Nuno. Cujo. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993.
SAUSSURE, Ferdinand de. Curso de linguística geral. Tradução de Antônio Chelini, José Paulo Paes e Izidoro Blikstein. São Paulo: Cultrix, 2006.
STUDART, Julia. Nuno Ramos. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2014.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam no Fórum de Literatura Brasileira Contemporânea concordam com os seguintes termos:Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons (CC-BY-NC 4.0) que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pelo Fórum de Literatura Brasileira Contemporânea.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial no Fórum de Literatura Brasileira Contemporânea.