O corpo antes da roupa: transgressão e (des)ordem em <em>Um copo de cólera</em>, de Raduan Nassar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35520/flbc.2019.v11n22a24819

Palavras-chave:

Raduan Nassar, transgressão, (des)ordem, identidade, mulher

Resumo

O estudo faz uma análise da personagem feminina na narrativa de Raduan Nassar, focalizando a novela Um copo de cólera. A pesquisa apresenta algumas reflexões acerca da (des)ordem causada pela ascensão da mulher na sociedade e insere-se dentro de uma perspectiva dos estudos culturais voltados para a construção identitária da mulher em um contexto sociedade já tomada pelos signos da modernidade. Objetiva-se mostrar como o processo de individualização da mulher ocorre na narrativa. Parte-se da hipótese de que o mesmo se deu a partir do momento em que a mulher/personagem inominada tomou consciência de si enquanto sujeito de identidade própria, principalmente pelo conhecimento dos limites do seu corpo. Para dar conta dos objetivos propostos, a presente investigação valeu-se de pesquisa bibliográfica e análise da narrativa de Nassar, tendo como base teórica os estudos de Michel Foucault, cuja obra interroga as formas do poder e o estatuto do saber moderno, a partir, dentre outros fatores, da sexualidade. Também são utilizados os estudos de Stuart Hall, Zygmunt Bauman e  Anthony Giddens, além de apresentar reflexões da teoria feminista. A pesquisa visa contribuir com os estudos identitários sobre a mulher, bem como faz uma revisão da rica produção literária de Raduan Nassar, escritor de grande importância no cenário literário nacional.

Biografia do Autor

Dislene Cardoso de Brito, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IFBAIANO)

Doutora em Literatura e Cultura (UFBA). Professora de Língua Portuguesa e Língua Inglesa (IFBAIANO). Coordenadora de Pesquisa (IFBAIANO). Coordenadora de Pós-Graduação  em Leitura e Produção Textual (IFBAIANO).

Referências

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Tradução de Plínio Dentzien. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.

______. Amor líquido: sobre a fragilidade dos laços humanos. Tradução de Carlos Alberto Medeiro. Rio de Janeiro: Zahar, 2004.

BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Tradução de Renato Aguiar. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008.

CHALHUB, Samira. Semiótica dos afetos: roteiro de leitura para Um copo de cólera, de Raduan Nassar. São Paulo: Hacker Editores / Cespuc, 1997.

FOUCAULT, Michel. História da sexualidade II: o uso dos prazeres. Tradução de Maria Thereza da Costa Albuquerque. Rio de Janeiro: Graal, 1984.

______. História da sexualidade III: o cuidado de si. Tradução de Maria Thereza da Costa Albuquerque. Rio de Janeiro: Graal, 1985.

______. História da sexualidade I: a vontade de saber. Tradução de Maria Thereza da Costa Albuquerque, J. A. Guilhon Albuquerque. Rio de Janeiro: Graal, 1993a.

______. Microfísica do poder. Tradução de Roberto Machado. Rio de Janeiro: Graal, 1993b.

GIDDENS, Anthony. As consequências da modernidade. Tradução de Raul Fiker. São Paulo: Editora UNESP, 1991.

______. A transformação da intimidade: sexualidade, amor e erotismo nas sociedades modernas. Tradução de Magda Lopes. São Paulo: Editora UNESP, 1993.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução de Tomaz Tadeu da Silva e Guacira Lopes Louro. Rio de Janeiro: DP&A, 1999.

PELLEGRINI, Tânia. A imagem e a letra: aspectos da ficção brasileira contemporânea. Campinas: Mercado das Letras; São Paulo: Fapesp, 1999.

NASSAR, Raduan. Um copo de cólera. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.

PERROT, Michelle. Mulheres ou os silêncios na história. São Paulo: Editora UNESP, 2005.

______. Minha história das mulheres. São Paulo: Editora UNESP, 2008.

Downloads

Publicado

2020-04-12

Edição

Seção

Ensaios