
O corpo antes da roupa: transgressão e (des)ordem em Um copo de cólera, de Raduan Nassar
Resumo
O estudo faz uma análise da personagem feminina na narrativa de Raduan Nassar, focalizando a novela Um copo de cólera. A pesquisa apresenta algumas reflexões acerca da (des)ordem causada pela ascensão da mulher na sociedade e insere-se dentro de uma perspectiva dos estudos culturais voltados para a construção identitária da mulher em um contexto sociedade já tomada pelos signos da modernidade. Objetiva-se mostrar como o processo de individualização da mulher ocorre na narrativa. Parte-se da hipótese de que o mesmo se deu a partir do momento em que a mulher/personagem inominada tomou consciência de si enquanto sujeito de identidade própria, principalmente pelo conhecimento dos limites do seu corpo. Para dar conta dos objetivos propostos, a presente investigação valeu-se de pesquisa bibliográfica e análise da narrativa de Nassar, tendo como base teórica os estudos de Michel Foucault, cuja obra interroga as formas do poder e o estatuto do saber moderno, a partir, dentre outros fatores, da sexualidade. Também são utilizados os estudos de Stuart Hall, Zygmunt Bauman e Anthony Giddens, além de apresentar reflexões da teoria feminista. A pesquisa visa contribuir com os estudos identitários sobre a mulher, bem como faz uma revisão da rica produção literária de Raduan Nassar, escritor de grande importância no cenário literário nacional.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Tradução de Plínio Dentzien. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.
______. Amor líquido: sobre a fragilidade dos laços humanos. Tradução de Carlos Alberto Medeiro. Rio de Janeiro: Zahar, 2004.
BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Tradução de Renato Aguiar. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008.
CHALHUB, Samira. Semiótica dos afetos: roteiro de leitura para Um copo de cólera, de Raduan Nassar. São Paulo: Hacker Editores / Cespuc, 1997.
FOUCAULT, Michel. História da sexualidade II: o uso dos prazeres. Tradução de Maria Thereza da Costa Albuquerque. Rio de Janeiro: Graal, 1984.
______. História da sexualidade III: o cuidado de si. Tradução de Maria Thereza da Costa Albuquerque. Rio de Janeiro: Graal, 1985.
______. História da sexualidade I: a vontade de saber. Tradução de Maria Thereza da Costa Albuquerque, J. A. Guilhon Albuquerque. Rio de Janeiro: Graal, 1993a.
______. Microfísica do poder. Tradução de Roberto Machado. Rio de Janeiro: Graal, 1993b.
GIDDENS, Anthony. As consequências da modernidade. Tradução de Raul Fiker. São Paulo: Editora UNESP, 1991.
______. A transformação da intimidade: sexualidade, amor e erotismo nas sociedades modernas. Tradução de Magda Lopes. São Paulo: Editora UNESP, 1993.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução de Tomaz Tadeu da Silva e Guacira Lopes Louro. Rio de Janeiro: DP&A, 1999.
PELLEGRINI, Tânia. A imagem e a letra: aspectos da ficção brasileira contemporânea. Campinas: Mercado das Letras; São Paulo: Fapesp, 1999.
NASSAR, Raduan. Um copo de cólera. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
PERROT, Michelle. Mulheres ou os silêncios na história. São Paulo: Editora UNESP, 2005.
______. Minha história das mulheres. São Paulo: Editora UNESP, 2008.
DOI: https://doi.org/10.35520/flbc.2019.v11n22a24819
Apontamentos
- Não há apontamentos.

Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.
A revista Fórum de Literatura Brasileira Contemporânea utiliza Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.