Imagem para capa

Uma crônica da barbárie. Sobre lutas e lágrimas: uma biografia de 2018, de Mário Magalhães

Rodrigo Jorge Ribeiro Neves

Resumo


Rodrigo Jorge Ribeiro Neves assinala que o segundo subtítulo do livro de Mário Magalhães – “o ano em que o Brasil flertou com o apocalipse” – anuncia a disposição de fazer a síntese de um dos períodos mais desoladores da recente história brasileira, entrelaçando literatura e jornalismo, combinando ensaio, crônica, reportagem e diário íntimo, para capturar “a quente” os eventos terríveis que vão do assassinato brutal da deputada Marielle Franco à máquina de fake news que substanciou a constituição do bolsonarismo.


Palavras-chave


política; golpe; crônica; reportagem; ensaio; diário

Texto completo:

PDF

Referências


BENJAMIN, Walter. “Sobre o conceito de história”. In: LÖWY, Michael. Aviso de incêndio: uma leitura das teses “Sobre o conceito de história” . Tradução de Wanda Nogueira Caldeira Brant, Jeanne Marie Gagnebin e Marcos Lutz Müller. São Paulo: Boitempo, 2005.

CANDIDO, Antonio. “Palestra na inauguração da biblioteca [da Escola Nacional Florestan Fernandes, do MST]”. São Paulo: Centro Sérgio Buarque de Holanda de Documentação e História Política, Fundação Perseu Abramo, 24 jul. 2018. Disponível em https://fpabramo.org.br/csbh/palestra-na-inauguracao-da-biblioteca-por-antonio-candido/. Acesso em 10 jul. 2019.

MAGALHÃES, Mário. Sobre lutas e lágrimas: uma biografia de 2018, o ano em que o Brasil flertou com o apocalipse. Rio de Janeiro: Record, 2019.

TIQQUN. “L’Hypothèse cybernétique”. Tiqqun: organe de liaison au sein du Parti imaginaire – zone d'opacité offensive. Paris: Les Belles-Lettres, 2001, pp. 223-339.




DOI: https://doi.org/10.35520/flbc.2019.v11n22a27414

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

 A revista Fórum de Literatura Brasileira Contemporânea utiliza Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.


INDEXADORES E BASES DE DADOS

Google Scholar  Diadroim Base   DRJI  Livre     PKP Index ErihPlus Latindex