Sobre a necessária delicadeza ou O vagaroso tempo da diferença. <em>Oficina do vagaroso tempo</em>, de Glória Azevedo
DOI:
https://doi.org/10.35520/flbc.2019.v11n22a28595Palavras-chave:
autoria feminina, contos lesbianos, estética e políticaResumo
Luciana Borges apresenta a primeira incursão em contos de Glória Azevedo. O livro explicita sua temática lésbica na contracapa, porém o anúncio não quer excluir ou selecionar leitores, mas, sim, estabelecer um lugar específico de fala: a voz lesbiana na literatura, tradicionalmente marginalizada ou distorcida por excessiva erotização. A recomposição dessas “vozes-mulheres” é um projeto estético e político, porque, além da expressão artística, visa garantir representatividade a mulheres nem sempre abraçadas pelas fileiras feministas.
Referências
ANDRUETTO, Maria Teresa. Por uma literatura sem adjetivos. Tradução de Carmem Caccicarro. São Paulo: Pulo do Gato, 2012.
AZEVEDO, Glória. Oficina do vagaroso tempo. Rio de Janeiro: Autografia, 2018.
BATAILLE, Georges. O erotismo. Tradução de Fernando Scheibe. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.
BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Tradução de Renato Aguiar. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.
FERREIRA-PINTO, Cristina. “O desejo lesbiano no conto de escritoras brasileiras contemporâneas”. Revista Iberoamericana, pp. 405-21, jun. 1999. Disponível em: https://revistaiberoamericana.pitt.edu/ojs/index.php/Iberoamericana/article/view/6082/6258. Acesso em 01 mai. 2019.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam no Fórum de Literatura Brasileira Contemporânea concordam com os seguintes termos:Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons (CC-BY-NC 4.0) que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pelo Fórum de Literatura Brasileira Contemporânea.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial no Fórum de Literatura Brasileira Contemporânea.