Uma fraca força messiânica: Gullar e Benjamin
DOI:
https://doi.org/10.35520/flbc.2019.v11n22a28664Palavras-chave:
sujeira, messianismo, Benjamin, GullarResumo
Este artigo é uma proposta de investigação de dois autores messiânicos: Walter Benjamin e Ferreira Gullar. Gullar, bem ao entender da exigência de Benjamin de busca de Redenção (Erlösung), insere, com frequência, em sua poesia, os excluídos de uma história contínua, progressiva e dos vencedores. Esse messianismo, no entanto, é fraco, débil e vem balanceado por uma força complementar oriunda de potentes imagens dialéticas do materialismo histórico.
Referências
AGAMBEN, Giorgio. O que resta de Auschwitz (Homo sacer II). Tradução de Selvino J. Assmann. São Paulo: Boitempo, 2008.
______. O tempo que resta. Um comentário à Carta aos Romanos. Tradução de Davi Pessoa e Cláudio Oliveira. Belo Horizonte: Autêntica, 2016.
BENJAMIN, Walter. “Sobre o conceito de história”. In: ______. Magia e técnica, arte e política. Tradução de Sergio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1996.
______. “Sobre a crítica do poder como violência”. In: ______. O anjo da história. Tradução de João Barrento. Belo Horizonte: Autêntica, 2013a.
______. “Sobre o conceito de história”. In: ______. O anjo da história. Tradução de João Barrento. Belo Horizonte: Autêntica, 2013b.
______. “A obra de arte na época da possibilidade de sua reprodução técnica”. In: ______. Estética e sociologia da arte. Tradução de João Barrento. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.
CAMARGO, Maria Lúcia de Barros. “Resistência e crítica: revistas culturais brasileiras nos tempos da ditadura”. Revista Iberoamericana, v. LXX, n. 208-209, jul.-dez. 2004, pp. 891-913.
GULLAR, Ferreira. Dentro da noite veloz. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1979.
______. “Problemas estéticos na sociedade de massa”. In: ______. Vanguarda e subdesenvolvimento: ensaios sobre arte. 3ª ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1984.
______. Poema sujo. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.
LÖWY, Michael. Walter Benjamin: aviso de incêndio. São Paulo: Boitempo, 2005.
LISKA, Vivian (2010). “Messianism and the law”. In: WITTE, Bernd; SOLIBAKKE, Karl; MORGENROTH, Claas & BORSÒ, Vittoria (orgs.). Benjamin – Agamben. Politics, Messianism, Kabbalah. Würzburg: K&N, 2010.
TOSAS, Mar Rosàs. Mesianismo en la filosofía contemporánea. De Benjamin a Derrida. Barcelona: Herder, 2016.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam no Fórum de Literatura Brasileira Contemporânea concordam com os seguintes termos:Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons (CC-BY-NC 4.0) que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pelo Fórum de Literatura Brasileira Contemporânea.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial no Fórum de Literatura Brasileira Contemporânea.