<em>Até o dia em que o cão morreu</em>: a rebeldia do cansaço na sociedade das coisas úteis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35520/flbc.2019.v11n22a28707

Palavras-chave:

Daniel Galera, estudos de narrativa, ficção brasileira contemporânea.

Resumo

Este ensaio trata das relações familiares, dos imbróglios amorosos, do cotidiano fugaz e das ilusões perdidas. O enredo de Até o dia em que o cão morreu, de Daniel Galera, ganha contornos mais íntimos ao dar voz a um homem de aproximadamente 25 anos recém-formado em Letras, mas sem ânimo nenhum para trabalhar ou seguir a carreira acadêmica. Deparamo-nos com um sujeito sem ambições, isolado do mundo e que enfrenta as dificuldades cotidianas de todo jovem em transição para a fase adulta. Apesar da barba na cara, sua personalidade é a de um garoto ainda perdido na adolescência, que não encontra a chave certa para se integrar na sociedade. Consumido por uma dor que parece inconsolável, passa os dias bebendo e fumando desenfreadamente do alto de um apartamento vazio que dá para o Guaíba e a chaminé de uma usina. No entanto, a despeito da realidade solitária, a narrativa  ̶  ao sugerir a possibilidade dos afetos  ̶  abre espaço para encontros inesperados com uma modelo estonteante e um cachorro vira-lata, despertando sentimentos antes desconhecidos.

Biografia do Autor

Felipe Fernandes Ribeiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Doutorando em Literatura Brasileira na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Referências

CULLER, Jonathan. Teoria literária: uma introdução. Tradução de Sandra Vasconcelos. São Paulo: Beca, 1999.

DALCASTAGNÈ, Regina. “Personagens e narradores do romance contemporâneo no Brasil: incertezas e ambiguidades do discurso”. Diálogos Latino-americanos. Dinamarca: University of Aarhus, nº 3, 2001, pp. 114-30.

______. “Sombras da cidade: o espaço na narrativa brasileira contemporânea”. Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea. Brasília: ELBC, nº 21, 2003, pp. 33-53.

______. “A personagem do romance brasileiro contemporâneo: 1990-2004”. Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea. Brasília: ELBC, nº 26, 2005, pp. 13-71.

ENZENSBERGER, Hans Magnus. Mediocridade e loucura e outros ensaios. Tradução de Rodolfo Krestan. São Paulo: Ática, 1995.

GALERA, Daniel. Até o dia em que o cão morreu. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

______. Cachalote. São Paulo: Quadrinhos na Cia, 2010.

______. “Dentes guardados: obsolescência”. Porto Alegre: 2019. Disponível em: http://ranchocarne.org. Acesso em 10 de janeiro de 2019.

HAN, Byung-Chul. Sociedade do cansaço. Tradução de Enio Paulo Giachini. Rio de Janeiro: Vozes, 2017.

KEHL, Maria Rita. O tempo e o cão: a atualidade das depressões. São Paulo: Boitempo, 2009.

LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Tradução de Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Editora 34, 1993.

PERRONE-MOISÉS, Leyla. Mutações da literatura no século XXI. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.

SCHØLLHAMMER, Karl Erik. Ficção brasileira contemporânea. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2009.

SONTAG, Susan. Doença como metáfora. Aids e suas metáforas. Tradução de Paulo Henriques Britto e Rubens Figueiredo. São Paulo: Companhia de Bolso, 2007.

Downloads

Publicado

2020-04-12

Edição

Seção

Ensaios