A representação da homoafetividade na literatura infantil a partir de <em>Meus dois pais </em>, de Walcyr Carrasco

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35520/flbc.2020.v12n24a35093

Palavras-chave:

literatura infantil, literatura contemporânea brasileira, homoafetividade, Meus dois pais.

Resumo

A contemporaneidade é marcada por diversos discursos que, via de regra, marginalizam e estereotipam grupos minoritários, contribuindo para a perpetuação de vários ideais como únicos: o branco, o masculino e o heteronormativo. Nesse ínterim, surgem diversas manifestações artísticas que contestam os lugares sociais pré-definidos, entre elas a literatura que, via de regra, reafirma seu lugar transgressor e visionário, ao trazer para o centro da questão as produções literárias oriundas desses grupos ou sobre eles. Nesse contexto, a literatura infantil, dialogicamente com outras áreas, como a história e a sociologia, por exemplo, deve se articular para contemplar, sob uma ótica positivada, as temáticas contemporâneas no tocante às discussões de gênero, às relações étnico-raciais, à homoafetividade etc., perspectivas que direcionam os leitores para a construção de uma psique tolerante, sobretudo, que contemple e aceite as diferentes configurações familiares, sem desconsiderar o lugar do imaginário, das subjetividades e do desenvolvimento cognitivo do público-alvo. A partir dessas questões norteadoras, objetivamos discutir, neste ensaio, a representação da homoafetividade na literatura infantil, bem como analisar a problematização das escolhas individuais e as novas configurações familiares, a partir da análise crítica de Meus dois pais (2010), de Walcyr Carrasco.  Como aporte teórico, recorremos às discussões de Zilberman (2008; 2014), Colomer (2017), Candido (2006) entre outros, intentando alcançar que essas discussões contemporâneas forneçam subsídios para uma formação de leitores infantis pautada na equidade e no respeito às diferenças e às novas configurações familiares homoafetivas.

Biografia do Autor

Rayron Lennon Costa Sousa, Universidade Federal do Piauí - UFPI; Universidade Federal do Maranhão - UFMA.

Doutorando em Letras na Universidade Federal do Piauí (UFPI), é professor do Curso de Linguagens e Códigos da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Campus São Bernardo.

Diógenes Buenos Aires de Carvalho, Professor adjunto da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), atuando na graduação e no mestrado acadêmico em Letras.

Mestre e Doutor em Letras (PUCRS/CAPES). Realizou estágio de Pós-Doutorado (PNPD/CAPES) no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo (UPF). Professor da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), atuando na Graduação em Letras e no Mestrado Acadêmico em Letras. Professor do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Piauí, atuando no Mestrado e no Doutorado. Líder do Grupo de Pesquisa em Literatura, Leitura e Ensino - UESPI, CNPQ. 

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Publicado

2020-12-30

Edição

Seção

Ensaios