Inscrições na caderneta azul: as ficções diárias de Evando Nascimento

Autores

  • Wallysson Francis Soares Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

DOI:

https://doi.org/10.35520/flbc.2020.v12n24a36802

Palavras-chave:

ficção brasileira contemporânea, Evando Nascimento, literatura e diário, autoficção.

Resumo

A escrita de Evando Nascimento é composta por quatro livros de ficção cujos textos vêm inscritos, ao final, com uma data: retrato desnatural: diários 2004-2007 (2008), Cantos do mundo (2011), Cantos profanos (2014) e A desordem das inscrições: contracantos (2019) formam o extenso diário íntimo do autor baiano. A partir da desmedida do diário, denominado “gênero dos gêneros” pelo escritor, o leitor é convidado a interatuar na textualidade. Este trabalho propõe prescrutar a literatura de Evando Nascimento por meio do pensamento da desconstrução, filosofia de Jacques Derrida. Diante da confluência de rastros e respirações, (de)compõe-se a literatura híbrida de Nascimento, que abriga em seu tecido humanos, bichos, plantas e coisas, entrecruzados em narrativas sob o dispositivo da autoficção. O eu que assina e data os diários transveste-se em outros/outras – traduz, no ato de sua performance, a potência ética e política da literatura, estranha instituição que nos convida à alteridade e à reinvenção.

Biografia do Autor

Wallysson Francis Soares, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Doutorando em Teoria e História Literária pela Unicamp, Mestre em Letras pela Ufes e graduado em Letras Português pelo Ifes.

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Publicado

2020-12-30

Edição

Seção

Ensaios