“Posso fazer uma síntese?” – “Em resumo”, uma leitura de mundo por Millôr Fernandes

Júlia Cristina Willemann Schutz

Resumo


Este ensaio busca abrir caminhos para a compreensão do procedimento crítico que sustenta o trabalho literário, jornalístico e humorístico de Millôr Fernandes na seção “Em resumo”, presente em todos os números da revista Pif Paf (1964). “Em resumo” se configura como um texto operado a partir de montagem, acúmulo e cisões temáticas, muitas vezes abruptas, sob o ponto de vista de M. F., que se coloca como participante, observador e narrador dos acontecimentos da época, da conjuntura política e social, das discussões profissionais e do contexto da arte e da cultura. Amparado pelos estudos de Ortiga (1992) sobre as práticas discursivas de Millôr Fernandes, que incluem ironia, paródia, intertextualidade, intratextualidade e contextualidade, esta análise propõe que o procedimento de Millôr Fernandes na seção funciona como uma síntese-analítica ou como uma análise-sintética dos acontecimentos do mundo. Sua totalidade complexa e condensada é costurada de modo que o efeito seja uma narrativa difusa, aparentemente superficial, que disfarça a camada mais profunda, precisa e analítica do texto.


Palavras-chave


Millôr Fernandes; revista Pif Paf; seção “Em resumo”; análise crítica; procedimento literário.

Texto completo:

PDF

Referências


FERNANDES, Millôr. “Em resumo”. Pif Paf, Rio de Janeiro, n. 1, p. 5, mai. 1964a.

______. “Em resumo”. Pif Paf, Rio de Janeiro, n. 2, p. 3, s.d. 1964b.

______. “Em resumo”. Pif Paf, Rio de Janeiro, n. 3, p. 3, jun. 1964c.

______. “Em resumo”. Pif Paf, Rio de Janeiro, n. 4, p. 3, jul. 1964d.

______. “Em resumo”. Pif Paf, Rio de Janeiro, n. 7, p. 3, ago. 1964e.

______. A entrevista: Millôr Fernandes fala à revista Oitenta. Porto Alegre: L&PM, 2011.

GASPARI, Elio. A ditadura envergonhada. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.

HUTCHEON, Linda. Teoria e política da ironia. Tradução de Julio Jeha. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2000.

KUCINSKI, Bernardo. Jornalistas e revolucionários. São Paulo: Edusp, 2003.

LOREDANO, Cássio; KOVENSKY, Julia; PIRES, Paulo Roberto. “Errático e preciso”. Millôr: obra gráfica. São Paulo: IMS, 2016.

O Pif Paf – quarenta anos depois. In: Pif paf Quarenta anos depois: coleção fac-similar das 8 edições da revista Pif Paf de Millôr Fernandes. Rio de Janeiro: Argumento, 2005.

ORTIGA, Odília Carreirão. O riso e o risível em Millôr Fernandes: o cômico, o satírico e o “humor”. Tese (Doutorado em Literatura). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1992.

ROCHA, Lygia Maria Silva. Pif Paf: o jornalismo que ri – uma análise do campo jornalístico a partir da imprensa alternativa brasileira. Dissertação (Mestrado em Jornalismo). Programa de Pós-Graduação em Jornalismo, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2011.




DOI: https://doi.org/10.35520/flbc.2020.v12n24a41006

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

 A revista Fórum de Literatura Brasileira Contemporânea utiliza Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.


INDEXADORES E BASES DE DADOS

Google Scholar  Diadroim Base   DRJI  Livre     PKP Index ErihPlus Latindex