ANTONIO TORRES: "Compreendo a resistência na literatura como uma oposição a tudo o que existe de forma opressora, das regras estabelecidas ao gosto da sua época, das imposições do mercado à caretice. E quando um livro se torna clássico, aí sim, ele venceu a resistência do tempo"

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35520/flbc.2021.v13n25a42296

Palavras-chave:

Antônio Torres, literatura, resistência, entrevista.

Resumo

As perguntas que fazem parte desta entrevista são resultado de dois momentos – conversas realizadas nos meses de maio e setembro de 2020, quando fizemos um passeio pelos quase 50 anos de produção literária do escritor, aproveitando a comemoração dos seus 80 anos de idade. Ricas em detalhes históricos, as respostas francas traçam um retrato do Brasil, bem como confirmam o talento natural de contador de histórias do Chevalier des Arts et des Lettres.

Biografia do Autor

Vanusia Amorim Pereira dos Santos, IFAL-UFAL

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Alagoas (2005), Especialização em Língua Portuguesa e Literatura pela Fundação Educacional Jayme de Altavilla (2007), Especialização em Planejamento Educacional e Políticas Públicas pela Faculdade Unileya (2019), especialização em Educação de Jovens e Adultos pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (2020), Mestrado em Letras pela Universidade Federal de Alagoas (2010), Doutoranda em Letras e Linguísticas pela Universidade Federal de Alagoas (2020). Atualmente é professor com dedicação exclusiva do Instituto Federal de Alagoas (IFAL).

 

Downloads

Publicado

2021-11-05

Edição

Seção

Entrevistas