História de acordar casa-grande: a ancestralidade e a metapoesia de Conceição Evaristo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35520/flbc.2021.v13n25a42427

Palavras-chave:

escrevivência, ancestralidade, metapoesia, Conceição Evaristo, negritude.

Resumo

Conceição Evaristo – poeta, escritora e ensaísta mineira contemporânea – faz de seus poemas um lugar de resistência e de acolhimento para as vozes negras. Em sua poesia, Evaristo permite que gerações de vozes sufocadas encontrem um canal de expressão. A autora conjuga em sua escrita a negritude e a diáspora negra, através de um conceito crucial em sua obra: a escrevivência, que denota o entrelaçamento de suas experiências de vida como mulher negra com sua literatura. Evaristo evoca a ancestralidade e a descendência, usando a poesia como espaço da voz e dos sentimentos de uma comunidade que foi, e ainda é, marginalizada. Sua experiência pessoal se torna universal: é o confessional do indivíduo e de seu grupo. Analisamos de forma comparativa os poemas “Vozes-mulheres”, “Para a menina” e “De mãe”, buscando mostrar de que maneira esses temas figuram na poética de Conceição Evaristo, levando em conta aspectos formais e de conteúdo.

Biografia do Autor

Letícia Nery, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Estudante da graduação de Letras e Literaturas da Língua Portuguesa, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Referências

ARAÚJO, Juliana Leandro de. Obìrin: yabás, suas joias e adornos contemporâneos. Bauru: UNESP, 2017, Disponível em: https://webcache.googleusercontent.com/search

BEZERRA, Simone Maria. Escrevivência: escrita, identidade e o eu feminino em Ponciá Vicêncio de Conceição Evaristo. Trabalho de conclusão de curso, orientado por Maria do Socorro Pereira Almeida. Serra Talhada: Universidade Rural Federal de Pernambuco, 2019. Disponível em: https://repository.ufrpe.br/bitstream/123456789/1299/1/tcc_ simonemariabezerra.pdf

CERQUEIRA, Daniel (coord.) et alii. Atlas da violência 2018. Rio de Janeiro: Ipea, 2018. Disponível em: https://forumseguranca.org.br/wp-content/uploads/2018/06/FBSP_ Atlas_da_Violencia_2018_Relatorio.pdf (Acesso em: 07/03/2021)

EVARISTO, Conceição. “Da grafia-desenho de minha mãe, um dos lugares de nascimento de minha escrita”. In: DUARTE, Constância Lima & NUNES, Isabella Rosado (org.). Escrevivência: a escrita de nós. Reflexões sobre a obra de Conceição Evaristo. Rio de Janeiro: Mina Comunicação e Arte, 2020.

______. “De mãe”. In: Cadernos negros 25: poesias. São Paulo: Quilombhoje, 2002.

______. “Para a menina”. In: Cadernos negros 21: poesia. São Paulo: Quilombhoje, 1998.

______. Insubmissas lágrimas de mulheres. Rio de Janeiro: Malê, 2016.

______. Poemas da recordação e outros movimentos. Rio de Janeiro: Malê, 2017.

ALVES, Castro. “O navio negreiro”. In: PEIXOTO, Afrânio (org.). Obras completas de Castro Alves. Vol. 2. Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves, 1921, pp. 92-101.

KILOMBA, Grada. “A máscara”. In: Memórias da plantação: episódios de racismo cotidiano. Trad. Jess Oliveira. Rio de Janeiro: Cobogó, 2008.

NABUCO, Joaquim. O abolicionismo. Petrópolis: Vozes, 2012.

PRANDI, Reginaldo. Mitologia dos orixás. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

SOARES, Lissandra Viera & MACHADO, Paula Sandrine. “‘Escrevivências’ como ferramenta metodológica na produção de conhecimento da Psicologia Social”. In: Psicologia Política. Vol. 17. N. 39. Agosto, 2017, pp. 203-219.

Downloads

Publicado

2021-11-05

Edição

Seção

Ensaios