Nada será como antes, Ivan: notas sobre “O primo”, de Paulo Henriques Britto

Autores

  • Alexandre Bruno Tinelli Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

DOI:

https://doi.org/10.35520/flbc.2021.v13n25a45459

Palavras-chave:

Paulo Henriques Britto, Milton Nascimento, Clube da Esquina, ficção brasileira contemporânea, canção popular

Resumo

Escritor em atividade desde a década de 1980, Paulo Henriques Britto é conhecido sobretudo por sua carreira de poeta e tradutor. Até hoje, já traduziu mais de cem livros e publicou sete volumes de poesia, tendo recebido inúmeros prêmios importantes. Sua produção como ficcionista, por sua vez, é escassa. Antes do lançamento do livro de contos O castiçal florentino, em 2021, era composta de uma única obra, Paraísos artificiais, publicada em 2004, também de narrativas curtas. Nessa obra, em que se encontra “O primo”, objeto de análise neste ensaio, reúnem-se nove contos inicialmente elaborados, em sua maioria, entre 1972 e 1973, quando Paulo, com vinte e poucos anos, estudava cinema na Califórnia. Em “O primo”, Paulo faz o retrato de uma experiência forasteira, captando o ponto de virada da vida de um jovem: Ivan, o protagonista, efetua a travessia da adolescência para a vida adulta, a viagem do interior para a capital, caindo de paraquedas no ambiente da contracultura carioca em plena ditadura civil-militar. Esse ambiente avulta no texto com o avanço do enredo e fica ainda mais evidente quando duas músicas de Clube da Esquina (1972), de Milton Nascimento e Lô Borges, aparecem num momento crucial da trama. Neste ensaio, a intenção é fazer uma leitura do conto “O primo” em contraponto às canções do álbum, tendo em mira demonstrar como as letras e a estrutura das canções atravessam o conto e expandem seu horizonte de sentido. Acreditamos que há uma sintonia fina entre aspectos do texto e elementos da canção; é essa sintonia que investigamos. Assim, acompanhamos alguns passos de Ivan na casa de seu primo Reginaldo e mostramos o quanto as canções colocam em cena um ambiente típico da contracultura do Rio de Janeiro da década de 1970.

Biografia do Autor

Alexandre Bruno Tinelli, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Alexandre Bruno Tinelli é bacharel e mestre em Letras pela PUC-Rio. Com pesquisas nas áreas de poesia, teoria do verso e tradução de poesia, foi bolsista da Fundação Biblioteca Nacional (2015-2016), da FAPERJ (2017-2018) e da CAPES (2019-2021). Em sua dissertação, orientada por Paulo Henriques Britto e intitulada Um espetáculo de equilíbrio e elegância: a poesia de W. H. Auden em tradução, buscou analisar a obra poética do escritor anglo-americano W. H. Auden pela via da tradução de alguns de seus principais poemas. Atualmente, é doutorando em Literatura Brasileira no Programa de Pós-Graduação em Letras Vernáculas, da UFRJ. Em seu projeto de doutorado, sob orientação de Eucanaã Ferraz, volta-se ao exame da poesia de Paulo Henriques Britto.

Referências

BRITTO, Paulo Henriques. Paraísos artificiais. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

______. “Poesia: criação e tradução”. Ipotesi (UFJF), v. 12, 2008, pp. 11-17.

______. “Por que escrevo”. Remate de Males, v. 30, 2013, pp. 253-258.

CARNEIRO, Flávio. “Reino do artifício”. In: No país do presente: ficção brasileira no início do século XXI. Rio de Janeiro: Rocco, 2005.

DOURADO, Henrique Autran. Dicionário de termos e expressões da música. São Paulo: Editora 34, 2004.

JULIÃO, Rafael Barbosa. Encontros, imagens e cruzamentos no álbum Clube da Esquina (1972). Revista Criação & Crítica (28). https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.i28p50-74, 2020, pp. 50-74.

NAVES, Santuza Cambraia. “É proibido proibir: contracultura e tropicália”. In: A canção brasileira. Rio de Janeiro: Zahar, 2015, pp. 48-63.

NUNES, Thais dos Guimarães Alvim. A sonoridade específica do Clube da Esquina. 2005. 183 p. Dissertação de mestrado: Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/284114. Acesso em: 30 jun. 2021.

Downloads

Publicado

2021-11-05

Edição

Seção

Ensaios