Poesia e imagem - Os Ensaios fotográficos de Manoel de Barros

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35520/flbc.2021.v13n26a45879

Palavras-chave:

Manoel de Barros, Ensaios fotográficos, fotografia, poesia, imagem.

Resumo

Pretendemos com este artigo estudar a relação entre a poesia e a imagem nos Ensaios fotográficos de Manoel de Barros. Em primeiro lugar,será delineada a estética da sua poesia, tendo em conta o objetivo de chegar a um esvaziamento das palavras e, consequentemente, à possibilidade de a palavra veicular o indizível. A fotografia aparece aqui como o captar em bruto do fenómeno que antecede a palavra, assim como a possibilidade de libertar o poema de ideias que habitam a linguagem. Como elemento poético, a “fotografia” de Barros irá subverter o modo como as palavras constroem ligações entre objetos, baralhando as suas hierarquias e eliminando as suas fronteiras. Nos poemas “O fotógrafo” e “O poeta”, a imagem aparece como recurso poético para chegar à “Despalavra”, outro poema que busca “compreender o mundo sem conceitos”. A imagem é ainda poetizada através do olhar infantil, como uma visão que pertence ao mundo sem a adulteração das ideias que o domesticam ou compartimentalizam. Neste sentido comparamos esta visão poética com aquela de Rilke, mas também com a estética de Klee e, especialmente, Miró, poetizado por Barros. A inocência primordial que Barros procura na imagem é consonante com a mesma busca que Miró faz nas imagens que a poesia emana.

Biografia do Autor

Rogério Cruz, Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Mestre em Estudos Portugueses com dissertação sobre a obra de João Guimarães Rosa.

 

 

Referências

BARROS, Manoel de. Poesia completa. Lisboa: Relógio d’Água, 2016.
BARTHES, Roland. “Retórica da Imagem”. In: TRACHTENBERG, Alan (org.). Ensaios sobre fotografia.
Tradução de Luís Leitão, Manuela Gomes e João Barrento. Lisboa: Orfeu Negro, 2013, pp. 295-312.

BAZIN, André. “A Ontologia da Imagem Fotográfica”. In: TRACHTENBERG, Alan (org.). Ensaios sobre fotografia. Tradução de Luís Leitão, Manuela Gomes e João Barrento. Lisboa: Orfeu Negro, 2013, pp. 261-267.

BENJAMIN, Walter. “Pequena História da Fotografia ”. In: TRACHTENBERG, Alan (org.). Ensaios sobre fotografia. Tradução de Luís Leitão, Manuela Gomes e João Barrento. Lisboa: Orfeu Negro, 2013, pp. 219-238.

EINSTEIN, Carl. “Gestalt and Concept (Excerpts)”. In October 107. Tradução de Charles W. Haxthausen. Cambridge: MIT Press, 2004, pp. 169-176.

KLEE, Paul. Escritos sobre arte. Tradução de Catarina Pires e Marta. Lisboa: Cotovia, 2014.

KRACAUER, Walter. “Fotografia”. In: TRACHTENBERG, Alan (org.). Ensaios sobre fotografia. Tradução de Luís Leitão, Manuela Gomes e João Barrento. Lisboa: Orfeu Negro, 2013, pp. 267-294.

MALLARMÉ, Stéphane. “Lettre autographé et signée de Manet a Mallarmé”. Disponível em:http://www.musee- mallarme.fr/export/print/lettre-autographe-signee-de-manet-a-mallarme" href="http://www.musee-%20mallarme.fr/export/print/lettre-autographe-signee-de-manet-a-mallarme">http://www.musee- mallarme.fr/export/print/lettre-autographe-signee-de-manet-a-mallarme Acesso em: 19 de agosto de 2021.

MARSH, Ellen. “Paul Klee and the Art of Children”. In College Art Journal, vol. 16 n. 2. New York: College Art Association, 1957, pp. 132-145.

NIETZSCHE, Friedrich. Origem da Tragédia. Tradução de Álvaro Ribeiro. Lisboa: Guimarães Editores, 1972.

RILKE, Rainer Maria. “To Witold von Huleivicz”. Disponível em: https://archive.org/stream/lettersofrainerm030825mbp/ lettersofrainerm030825mbp_djvu.txt Acesso em: 19 de agosto de 2021.

_____. Duino Elegies & Th Sonnets to Orpheus. Tradução de Stephen Mitchell. New York: Random
House USA Inc, 2009.

_____. Cartas a um jovem poeta. Tradução de José Miranda Justo. Lisboa: Antígona, 2016.
ROWELL, Margit. Joan Miró – Campo de Estrellas. Madrid:
Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofia, 1993.

Downloads

Publicado

2022-10-15

Edição

Seção

Ensaios