As aves de Cassandra de Per Johns : uma ficcionalização bastarda

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35520/flbc.2021.v13n25a46140

Palavras-chave:

imigração, bastardia, Per Johns.

Resumo

No contexto de transição democrática a questão sobre a memória coletiva ou individual ocupa um lugar de destaque dentro da produção cultural brasileira. Após um período de engajamentos políticos a literatura brasileira passa a interrogar o sujeito posicionando-o sob o signo de um mal-estar identitário, mediante as modalidades de “des-herança”. As figuras do órfão e do bastardo ocupam um lugar central neste novo paradigma que visa a repensar a forma como o indivíduo dialoga com as suas origens e com a sua herança cultural. Grande parte dos romances sobre imigração publicados durante esse período se enquadra nessa problemática a partir, nomeadamente, de uma dinâmica contraditória fundada, ao mesmo tempo, no consenso e no dissenso.

Referências

BARTHES, Roland. S/Z. Paris: Seuil, 1970.

DOUBROVSKY, Serge. Le livre brisé. Paris: Folio, 2003.

GARNIER, Xavier. L'éclat de la figure. Étude sur l'antipersonnage de roman. Bruxelles: PIE-Peter Lang, Nouvelle Poétique Comparatiste, 2001.

GENETTE, Gérard. Figures I. Paris: Seuils, 1966.

JOHNS, Per. As aves de Cassandra. Rio de Janeiro: José Olympio, 1990.

VILAIN, Philippe. L'Autofiction en théorie, suivi de deux entretiens avec Philippe Sollers et Philippe Lejeune. Paris: Éditions de la transparence, 2009.

Downloads

Publicado

2021-11-05

Edição

Seção

Ensaios