Reynaldo Valinho Alvarez: um poeta nas entranhas cidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35520/flbc.2021.v13n26a47473

Palavras-chave:

Reynaldo Valinho Alvarez, lírica, cidade, contemporâneo.

Resumo

Neste artigo apresentamos um estudo do lirismo urbano na poética do carioca Reynaldo Valinho Alvarez (1931-2021), através da análise temática em consonância com a interpretação das estruturas líricas. Poeta, ficcionista, ensaísta e autor de literatura infanto-juvenil, Alvarez é apontado pela crítica nacional e estrangeira como um dos principais autores da poesia brasileira contemporânea. Nossa leitura toma as imagens da cidade enquanto aspecto fundamental na composição de uma poética contemporânea de caráter existencialmente urbano. Sendo assim, analisamos as múltiplas figurações urbanas, levando-se em consideração o diálogo entre a literatura e outras formas de representação da cidade. O corpus analisado é constituído pelos poemas do livro Cidade em grito, que apresentam a temática urbana como sua principal configuração, gerando um canto-testemunho sobre a cidade projetada pelo eu lírico. Verificamos, principalmente, cenas inspiradas pela metrópole do Rio de Janeiro, espaço primordial das suas experiências existenciais e sociais. Pretendemos contribuir para a ampliação da sua fortuna crítica e para o acervo geral dos estudos sobre a poesia brasileira contemporânea. Para tanto, utilizamos o conjunto de sua obra poética e uma ampla fortuna crítica sobre seus livros, além de um referencial teórico sobre literatura e experiência urbana de estudiosos como Aleilton Fonseca, Renato Cordeiro Gomes, Ferreira Gullar, Delia Cambeiro e Raymond Ledrut, entre outros teóricos da lírica urbana na modernidade.

Biografia do Autor

Cleberton dos Santos, IFBA Santo Amaro

Mestre em Literatua e Diversidade Cultural pela UEFS. Professsor de Língua Portuguesa do IFBA campus Santo Amaro. Publicou 5 livros.

Referências

ABRÃO, Bernadete Siqueira. História da filosofia. São Paulo:
Nova Cultural, 1999.

ALVAREZ, Reynaldo Valinho. Cidade em grito. Rio de Janeiro: Gráfica Danúbio, 1973.

______. A faca pelo fio: poemas reunidos. Rio de Janeiro: Imago, 1999.

______. Das rias ao mar oceano. Rio de Janeiro: Ágora da Ilha, 2000.

BANDEIRA, Manuel. Meus poemas preferidos. São Paulo: Ediouro, 2002.

CAMBEIRO, Delia. A cidade e o olhar do poeta: ensaios sobre a lírica urbana de Reynaldo Valinho Alvarez. Rio de Janeiro: Contraste, 2016.

CHEVALIER, Jean; GHEERBRANT, Alain. Dicionário de símbolos. Tradução de Vera da Costa e Silva. Rio de Janeiro: José Olympio, 1999.

FONSECA, Aleilton. A poesia da cidade: imagens urbanas em Mário de Andrade. (Tese de Doutorado). São Paulo: Universidade de São Paulo, 1997.

______. O Arlequim da Pauliceia: imagens de São Paulo na poesia de Mário de Andrade. São Paulo: Geração Editorial, 2012.

GOMES, Renato Cordeiro. Todas as cidades, a cidade: literatura e experiência urbana. Rio de Janeiro: Rocco, 1994.

GULLAR, Ferreira. Indagações de hoje. Rio de Janeiro: José Olympio, 1989.

LEDRUT, Raymond. Sociologia urbana. Riode Janeiro: Forense, 1971.

MICHAELIS. São Paulo: Companhia Melhoramentos, 1998.

OLIVIERI-GODET, Rita. A poesia de Eurico Alves: imagens da cidade e do sertão. Salvador: EGBA, 1999.

POE, Edgar Allan. Histórias extraordinárias. Tradução de Breno Silveira. Rio de Janeiro: Edibolso, 1999.

SANTOS, Cleberton dos. Nas entranhas da cidade: estudo da lírica urbana de Reynaldo Valinho Alvarez. (Dissertação de Mestrado). Feira de Santana: Universidade Estadual de Feira de Santana, 2006.

Downloads

Publicado

2022-10-15

Edição

Seção

Ensaios