Narrativa, fotografia, objetos: o trabalho da memória em Catálogo de perdas, de João e Juliana Carrascoza
DOI:
https://doi.org/10.35520/flbc.2022.v14n28a48164Palavras-chave:
literatura brasileira contemporânea, João e Juliana Carrascoza (Catálogo de perdas), narrativa e fotografia, objetos, memória.Resumo
Este artigo busca analisar e interpretar o livro de narrativas breves e fotografias, Catálogo de perdas (2017), de João e Juliana Carrascoza. A obra é composta de relatos que tematizam as perdas pessoais das personagens, sempre tendo como foco a relação com determinado objeto; cada narrativa de João Carrascoza vem acompanhada de uma fotografia de Juliana Carrascoza, que registra em linguagem visual a experiência da perda referida a determinado objeto. Respeitando-se a especificidade de cada linguagem artística, busca-se, nesta reflexão crítica, articular narrativa, fotografia e objeto com o trabalho de memória que se volta para aquilo que já não existe mais e só pode voltar na produção simbólica do ausente. A emergência do ausente no presente da produção narrativa e fotográfica, mediada pela memória que recupera os “rastros” do passado, configura um modo de aprendizado e aceitação da experiência dolorosa, porém inevitável, das perdas que se sucedem ao longo da existência.
Referências
BANDEIRA, Manuel. Estrela da vida inteira: poesia reunida. Introdução de Gilda e Antonio Candido de Mello e Souza. Rio de Janeiro: José Olympio, 1976.
BODEI, Remo. La Vita delle Cose. Roma-Bari: Editori Laterza, 2019.
CARRASCOZA, João Anzanello e CARRASCOZA, Juliana Monteiro. “Catálogo de perdas, de João e Juliana Carrascoza (entrevista)”. 2018. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=6ku7QNZ3SfQ. Acesso em 22/09/2021.
CARRASCOZA, João Anzanello. Catálogo de perdas. Fotografias de Juliana Monteiro Carrascoza. São Paulo: SESI-SP Editora, 2017.
GAGNEBIN, Jeanne Marie. “Verdade e memória do passado”. In: Lembrar Escrever Esquecer. São Paulo: Editora 34, 2009.
KOSSOY, Boris. Os tempos da fotografia: o efêmero e o perpétuo. Cotia-SP: Ateliê Editorial, 2007.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam no Fórum de Literatura Brasileira Contemporânea concordam com os seguintes termos:Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons (CC-BY-NC 4.0) que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pelo Fórum de Literatura Brasileira Contemporânea.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial no Fórum de Literatura Brasileira Contemporânea.