A sabedoria e a cultura Kariri Xocó
DOI:
https://doi.org/10.35520/flbc.2022.v14n27a49837Palavras-chave:
Denízia Cruz, literatura indígena, Kariri Xocó, povos originários, escritoras indígenas.Resumo
Muito antes de os europeus chegarem à costa de Abya Yala (também chamada de brasil), milhões de indígenas viviam por aqui. Suas narrativas, seus conhecimentos vêm sendo dizimados há mais de 500 anos. Entretanto, nas últimas três décadas, tem havido um crescimento constante de escritores e escritoras indígenas escrevendo suas próprias histórias e conseguindo ser publicados. Da nova geração de autores originários, destaca-se Denízia Cruz, do povo Kariri Xocó, que, com seus Contos indígenas, partilha com o leitor o processo de aprendizado, cura e identificação desse povo.
Referências
CAMPBELL, Joseph. O herói de mil faces. Tradução de Adail Ubirajara Sobral. São Paulo: Pensamento, 2007.
CRUZ, Denízia. Kariri Xocó: contos indígenas. Volume 1. Ilustrações de Caco Bressane. São Paulo: SESC São Paulo, 2019.
CRUZ, Denízia. Kariri Xocó: contos indígenas. Volume 2. Ilustrações de Caco Bressane. São Paulo: SESC São Paulo, 2019.
MUSEU Nacional. Os primeiros brasileiros: Kariri Xocó. Disponível em https://osprimeirosbrasileiros.mn.ufrj.br/pt/mundo-contemporaneo/kariri-xoco Acesso em: 30 jan 2022.
SECRETARIA de Estado da Cultura. Kariri Xocó. Disponível em: http://www.cultura.al.gov.br/politicas-e-acoes/mapeamento-cultural/cultura-indigena/comunidades-indigenas-em-alagoas/kariri-xoco Acesso em: 30 jan 2022.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam no Fórum de Literatura Brasileira Contemporânea concordam com os seguintes termos:Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons (CC-BY-NC 4.0) que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pelo Fórum de Literatura Brasileira Contemporânea.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial no Fórum de Literatura Brasileira Contemporânea.