Dr. Alex e Vovó Ritinha: um outro olhar sobre a morte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35520/flbc.2022.v14n28a54078

Palavras-chave:

Literatura infantil, Rita Lee, temática da morte

Resumo

Resenha do livro Dr. Alex e Vovó Ritinha: uma aventura no espaço, de Rita Lee.

Biografia do Autor

Alana Lehmen Heinen, Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC

Alana Lehmen Heinen é graduada em Letras pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) e habilitada na língua portuguesa, inglesa e suas respectivas literaturas. Foi integrante do grupo de pesquisa Estudos Poéticos: Educação e Linguagem CNPq, no projeto A poesia encontra a UNISC e a Educação Básica, no qual colaborou para com atividades de extensão, como os Encontros com a Poesia (https://www.unisc.br/site/poesia/index.html), no ano de 2020 e, por sua afeição ao projeto, no ano de 2021 como bolsista voluntária. Dedicou-se ao estudo da subjetividade infantil em sua monografia e é uma grande entusiasta nos temas leitura & infância e imaginação criadora, com os quais pretende realizar pesquisas científicas de modo a beneficiar a comunidade escolar. Ademais, tem experiência no ensino de idiomas há 6 anos, em especial na língua inglesa, aperfeiçoando-se em intercâmbio virtual. Foi professora adjunta do centro de ensino FISK Venâncio Aires e atualmente é bolsista Capes e mestranda pelo Programa de Pós Graduação em Letras da Universidade de Santa Cruz do Sul.

Larissa Gerasch, Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC

Mestranda em Letras no Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC. Bolsista PROSUC/CAPES. Graduada em Letras - Português/Inglês pela UNISC. Professora no Colégio Mauá, de Santa Cruz do Sul. No ano de 2017, foi bolsista PROBIC - FAPERGS, atuando no projeto de pesquisa "Os efeitos da alfabetização no desenvolvimento de diferentes tipos de memória".

Ângela Cogo Fronckowiak, Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC

Ângela Cogo Fronckowiak é professora adjunta e pesquisadora da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), RS, Brasil. Atua na Graduação dos Cursos de Letras e Pedagogia, na Extensão e no Programa de Pós-Graduação em Letras, área de concentração Leitura, linha de pesquisa: Estudos de Mediação em Leitura. É, também, professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação. Possui graduação em Letras, habilitação em Português e respectivas Literaturas (1994) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestrado em Letras, área de concentração Teoria da Literatura (1997) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e Doutorado em Educação (2013) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), área de concentração Estudos das Infâncias. Foi coordenadora (2000-2002; 2014-2017) e subcoordenadora (2018-2019) do Curso de Letras da UNISC, coordenando, também, o subprojeto Letras Português do PIBID-UNISC (2010-2018). Recebeu o Prêmio Açorianos de Literatura - Categoria Ensaio de Literatura, Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre (2007). Integra o grupo de pesquisa Estudos Poéticos: Educação e Linguagem CNPq, no qual coordena a atividade permanente de extensão Encontros com a Poesia https://www.unisc.br/site/poesia/index.html. É membro do Grupo de Pesquisa RELER - Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Leitura (PUC - Rio). Tem experiência, principalmente, com os temas: letramento literário - mediação leitora - leitura e infância - experiência poética - imaginação criadora e vocalização poética.

Referências

BACHELARD, Gaston. A poética do devaneio. Tradução de Antônio de Pádua Danesi. 5ª Ed. São Paulo: Martins Fontes, 1988.

LEE, Rita. Dr. Alex e Vovó Ritinha: uma aventura no espaço. Ilustrações de Guilherme Francini. São Paulo: Globinho, 2021.

LEE, Rita. Dr. Alex. 2ª ed. São Paulo: Global, 1986.

LEE, Rita; CARVALHO, Roberto de. Disco voador. Rio de Janeiro: Som Livre, 1978. Disponível em: https://www.vagalume.com.br/rita-lee/disco-voador.html. Acesso em: 8 jun. 2022.

REYES, Yolanda. A substância oculta dos contos: as vozes e narrativas que nos constituem. Tradução de Susana Ventura. São Paulo: Pulo do Gato, 2021.

Downloads

Publicado

2023-01-30

Edição

Seção

Resenhas