Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

1. Os textos devem ser enviados em formato DOC ou DOCX compatíveis com o programa Microsoft Word e ter a seguinte formatação: folha A4; espaçamento 1.5; espaçamento simples para citações diretas, além de tamanho 11; margens 3 cm; fonte Times New Roman tamanho 12; não colocar tabulações.

2. Abaixo do titulo do trabalho submetido (centralizado, em negrito e caixa alta), deve constar o nome do autor (à direita, em caixa baixa), ambos em fonte 12.  Logo abaixo, em fonte 10 e espaçamento simples, deve estar listado seu vínculo institucional e o órgão financiador da pesquisa, caso haja.  O autor deve indicar, também, um endereço (de preferência, institucional) válido de e-mail para correspondência. Logo após essas informações, é preciso que se indique o nome, titulação e vínculo institucional do seu orientador.

Exemplo:

COMENSALIDADE E SOCIABILIDADE: UM ESTUDO COMPARADO ENTRE O BANQUETE GREGO E O BANQUETE CELTA

 

João da Silva

Graduando em História (UFRJ)

Bolsista de iniciação científica do CNPq

Orientador: Dr. Pedro de Souza (UFRJ)

 

 

3. Para o caso da submissão de artigos, seguem-se, logo adiante, um resumo em português (que deve ter entre 100 e 250 palavras – somente os artigos têm resumos) e cinco palavras-chave, separadas por ponto-e-vírgula. Ambos os itens devem ser acompanhados por suas respectivas traduções para o inglês, espanhol ou francês.

4. Os limites de páginas, incluindo as referências bibliografias, serão de 10 a 15 páginas para Artigos, Traduções de artigos e Traduções de Fontes Escritas e de 3 a 6 páginas para os demais produtos da Revista, excetuando-se as Entrevistas, que podem ter de 5 a 10 páginas. As palavras em grego devem aparecer transliteradas. Os demais produtos, exceto os artigos, não devem conter resumo.

5. As referências bibliográficas dentro do texto devem aparecer da seguinte forma ao longo do texto:

a) Para indicações bibliográficas: todas as referências desse tipo devem estar entre parênteses, no seguinte formato: sobrenome do autor (em caixa alta) seguido por vírgula, ano e páginas citadas (SOBRENOME DO AUTOR, Ano, p.). Quando mais de um autor for referenciado conjuntamente, seus nomes devem vir separados por ponto e vírgula e organizados com base no ano da publicação, listando-se em primeiro lugar a publicação mais antiga (SOBRENOME DO AUTOR 1, Ano, p.; SOBRENOME DO AUTOR 2, Ano, p. ).


Exemplo: Entre os helenos, o lançamento de dardo era uma das modalidades esportivas mais diretamente vinculadas à vida cotidiana, pois o dardo era utilizado pelos cidadãos tanto na caça como na guerra (PALEOLOGOS, 2004, p. 214; LESSA, 2017, p. 123).

 

b) Para passagens de textos antigos: aa indicação será entre parênteses com o nome do autor abreviado (em caixa baixa), seguido pelo título da obra também abreviado (em itálico) e a passagem mencionada (Autor., Obra., número do volume ou do livro, capítulo e/ou passagem). Reiteramos que os autores e títulos das obras mencionadas devem estar abreviadas de modo a tornar o texto mais limpo.

 

        Exemplo: Segundo César, durante a Guerra Civil, o pretor Célio empreendeu uma grande defesas aos envidados. (Caes. BC. 3. 20)

c) Logo após a conclusão do artigo, deve constar um índice de abreviaturas utilizadas ao longo do texto, ou seja, as fontes abreviadas devem ser apresentadas no seu modo completo com o nome do autor e título da obra (na língua original e tradução em português, se houver). Para tanto, a Revista segue o modelo internacional de abreviação utilizado pelos seguintes dicionários: para autores gregos, A Greek English Lexicon - Liddell-Scott; para autores latinos, Oxford Latin Dictionary. Se o leitor solicitar pelo email da revista, podemos enviar o modelo dos dicionários supracitados em pdf.

 

Exemplo:  Caes., BC.,  – Caesar, De Bellum Civile, (Júlio César, Comentários sobre a Guerra Civil).

 

  

       Todo documento/fonte utilizado no texto deve aparecer, na sua edição moderna, na bibliografia final, no item fontes, na sua edição completa: com nome do autor, título da obra, tradutor, local de publicação: editora e data de publicação. Esse item segue o modelo de citação de livro, vide mais detalhes no item 7.

 

        Exemplo: CÉSAR. La Guerre Civile (Bellum Civile). Texto estabelecido e traduzido por P. Fabre. Paris: Les Belles Lettres, 1969.

 

6. Todas as eventuais notas explicativas devem ser inseridas em nota de rodapé no final de cada página, estando respectivamente enumeradas em algarismos arábicos. Solicitamos que sejam evitadas notas longas.

7. As fontes e demais indicações bibliográficas deverão aparecer após o texto, separadas as referências de tal modo: primeiro, a Fontes (escrita e/ou material) e depois, as Referências Bibliográficas, em ordem alfabética pelo sobrenome do autor seguindo a seguinte norma:

a) Para livro: SOBRENOME (em maiúsculo), Pré-nome abreviado do autor. Título do livro (em itálico). Tradutor, se houver. Cidade: Editora, Ano.

b) Para capítulo de livro: SOBRENOME (em maiúsculo), Pré-nome abreviado do autor. Título do capítulo. In: SOBRENOME, Pré-nome abreviado do autor (org.). Título do livro (em itálico). Tradutor, se houver. Cidade: Editora, Ano, p.

c) Para artigo de periódico: SOBRENOME (em maiúsculo), Pré-nome abreviado do autor. Título do artigo. Título do Periódico (em itálico), v., n., p., mês (se tiver), ano.

d) Para sites e conteúdo online: SOBRENOME (em maiúsculo), Pré-nome abreviado do autor (caso haja) ou NOME DO SITE. Título do artigo, ou da página-web, ano (caso haja). Link do endereço completo seguido pela última data de acesso.

8. Caso o título de uma obra ou de um artigo, nome de um periódico ou mesmo o nome de uma plataforma online seja citado ao longo do texto, este também deve vir destacado em itálico. Exemplo: “Em seu artigo Comparison and Beyond (2003), Jürgen Kocka se propõem a discutir (...)”. 

9. Também em itálico devem vir todas as palavras em outras línguas, antigas ou modernas, que não forem a Língua Portuguesa.

10. Quando forem utilizadas imagens no artigo, os autores responsabilizam-se inteiramente pela sua reprodução e/ou direitos cedidos de uso de imagem. Todas as imagens devem ter suas origens referenciadas de acordo com as normas bibliográficas estipuladas anteriormente. Caso a imagem seja de autoria própria ou componha um arquivo privado em posse do autor, elas devem ser assinaladas como “(o autor)”, no caso, por exemplo, de mapas, plantas, desenhos e reconstruções traçadas pelo próprio discente; e como “(arquivo pessoal do autor)” para o caso de fotografias realizadas pelo discente. Todas as imagens devem possuir resolução de 300 DPI. Caso fontes especiais (como o grego, sânscrito, hieróglifo, hebraico etc.) forem utilizadas, os autores deverão enviar uma cópia das mesmas em documento anexo de modo a preservar o original e evitar erros de formatação de arquivo.

11. Todos os textos encaminhados serão avaliados por, ao menos dois pareceristas. Em caso de pareceres contraditórios, um terceiro membro do Conselho analisará o artigo. Caberá ao autor efetuar, quando necessário, todas as devidas correções, revisões e formatações assinaladas pelos pareceristas. Esta é uma condição imprescindível para o aceite e para a publicação do material submetido. Depois de finalizado, caso haja imagens, o autor deve assinar uma autorização para publicação das mesmas que será oportunamente enviada por e-mail, assim como será enviada também uma declaração de responsabilidade pelas ideias contidas no artigo.

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