A FASE DE "PRÉ-SACRIFÍCIO" E A FIGURAÇÃO DE ANIMAIS: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE AS CENAS DO RITUAL DE SACRIFÍCIO ANIMAL EM VASOS DE CERÂMICA PINTADOS DA REGIÃO ÁTICA - SÉC. V A.C.

Autores

  • Erik de Lima Correia UNFESP

Palavras-chave:

Ritual de sacrifício animal, cerâmica pintada, cenas de sacrifício, figuração de animais, bibliografia

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar uma revisão da bibliografia mais relevante sobre a figuração de cenas de rituais de sacrifício animal em vasos de cerâmica pintados da região ática do século V a.C. Há uma vasta contribuição multidisciplinar sobre o assunto, mas também uma inconsistência por parte da bibliografia especializada em relação à figuração de animais em cenas da fase chamada de "pré-sacrifício". Ao analisar a bibliografia, levando em conta os objetivos, especificidades e temática de cada obra, pude perceber que há diferentes abordagens que convergem e divergem entre si. Há múltiplos significados atribuídos aos animais figurados: ora são limitados apenas como vítimas do ritual; ora são atribuídos a eles outros significados estéticos e culturais.

Downloads

Publicado

2021-03-13

Como Citar

Correia, E. de L. (2021). A FASE DE "PRÉ-SACRIFÍCIO" E A FIGURAÇÃO DE ANIMAIS: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE AS CENAS DO RITUAL DE SACRIFÍCIO ANIMAL EM VASOS DE CERÂMICA PINTADOS DA REGIÃO ÁTICA - SÉC. V A.C. GAÎA, 11(1). Recuperado de https://revistas.ufrj.br/index.php/gaia/article/view/42277

Edição

Seção

Artigos