SUJEITOS HISTORICAMENTE EXCLUÍDOS, MUDANÇAS E PERMANÊNCIAS, NO MODELO EDUCACIONAL EGKÝKLIA

Autores

  • Dielson Santos da Costa Universidade Federal da Bahia

Palavras-chave:

Antiguidade, Gênero, História, Mulheres, Pobres

Resumo

RESUMO:

A educação é a técnica coletiva pela qual uma sociedade inicia sua geração jovem em valores e conhecimentos que caracterizam a vida de sua civilização. Assim, a Educação, é subordinada a aspectos culturais. Logo, é de se compreender, que a educação é palco de discursos de poder e resistência, por vezes, agregadora e/ou desagregadora de minorias; fenômenos é claro, derivados da cultura de um povo ou da manutenção de um status quo. O modelo educacional grego Egkýklia, inicialmente totalmente excludente, ao longo do período Clássico e Helenístico, teve que “conviver” com a necessidade de inserir indivíduos marginalizados nesse processo, ainda que isso tenha ocorrido de forma adequada a manter uma sociedade extremamente patriarcal e elitizada. Neste presente artigo o objetivo é apresentar as nuances, mudanças e permanências deste modelo educacional em relação as mulheres, escravos e pobres durante o período Clássico e Helenístico.

Biografia do Autor

Dielson Santos da Costa, Universidade Federal da Bahia

Pós Graduação em Educação - História da Educação

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Publicado

2024-04-22

Como Citar

Costa, D. S. da. (2024). SUJEITOS HISTORICAMENTE EXCLUÍDOS, MUDANÇAS E PERMANÊNCIAS, NO MODELO EDUCACIONAL EGKÝKLIA. GAÎA, 14(1), 113–131. Recuperado de https://revistas.ufrj.br/index.php/gaia/article/view/57153