Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista Garrafa?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

APRESENTAÇÃO DE ORIGINAIS 

I. Cadastro

As submissões são online. Caso ainda não tenha se cadastrado na Garrafa, acesse o menu Cadastro e siga as instruções para se registrar. É necessário marcar os papéis leitor e autor. Ao término, o login e senha criados serão exigidos para a submissão e todo o seu acompanhamento no fluxo editorial. Qualquer dúvida no processo de preenchimento dos dados, entre em contato com Rafael Andrade (rafael.andrade@igead.com.br), responsável pelo suporte técnico.

II. Publicação de Artigos, Ensaios, Resenhas, Traduções

Publicam-se artigos e ensaios com o mínimo de 10 e o máximo de 22 páginas; resenhas de livros publicados nos últimos 2 anos, com o mínimo de 4 e o máximo de 6 páginas; entrevistas com escritores, professores, críticos envolvidos com questões pertinentes para as discussões da Teoria Literária e da Literatura Comparada, com um máximo de 10 páginas.

Os textos deverão ser submetidos online no sistema, em formato doc, docx ou rtf e podem ser redigidos em português, inglês, francês ou espanhol. 

1 -- Os trabalhos submetidos deverão ser inéditos.

2 -- O artigo deverá:

  • trazer, no início do texto, o título, o resumo, e as palavras-chave na língua em que o artigo for escrito. Depois, devem ser inseridos os títulos, os resumos e as palavras-chave nos demais idiomas. O autor deverá escolher apenas um idioma.
  • estar desidentificado (sem os dados do autor). Os trabalhos são associados aos metadados preenchidos no momento da submissão e são reconhecidos pelo sistema. Por essa razão, é imprescindível atenção para a correção no preenchimento dos campos: autor/coautor, titulação/afiliação, e-mails e resumo da biografia (que poderá ser retirado do resumo do Currículo Lattes).

3 -- O resumo deverá:

  • vir logo abaixo do título do artigo. Caso o artigo seja redigido em outra língua que não seja a portuguesa, o resumo na primeira página deverá estar no idioma original do artigo e o resumo em português deverá vir depois.
  • ser redigido em fonte Times New Roman tamanho 12
  • conter, no máximo, 250 (duzentas e cinquenta) palavras em parágrafo único e espaço 1,5
  • ser precedido da palavra "Resumo".

3.1 -- As palavras-chave deverão:

  • conter de 3 a no máximo 5 palavras-chave, pertinentes ao assunto do trabalho
  • ser redigidas em fonte Times New Roman tamanho 12.

4 -- O abstract deverá:

  • vir depois do primeiro resumo (caso o artigo não seja redigido em inglês)
  • ser redigido em fonte Times New Roman tamanho 12
  • conter, no máximo, 250 (duzentas e cinquenta) palavras em parágrafo único e espaço 1,5
  • ser precedido da palavra "Abstract"

4.1 -- As keywords deverão:

  • conter de 3 a no máximo 5 keywords, pertinentes ao assunto do trabalho
  • ser redigidas em fonte Times New Roman tamanho 12
  • É importante que o Abstract e as keywords sejam elaborados com cuidado. Pedimos atenção, no sentido de que não apresentem erros, nem estrutura deficiente.

5 -- O corpo do artigo deverá:

  • Conter o mínimo de 10 e o máximo de 22 páginas
  • estar redigidos em formato A4; com fonte Times New Roman; corpo 12; espaço 1,5; recuo de parágrafo de  1,0 cm; e margens de 3,0 cm.

6 -- As ilustrações deverão:

  • estar disponíveis em meio digital
  • estar em formato PNG ou JPG, devendo ser fornecidas em arquivos separados
  • estar incorporadas ao arquivo texto, com legendadas e fontes.

7 -- As citações com mais de 3 linhas deverão:

  • vir destacadas, com um recuo de 4 cm, em espaço simples, em Times New Roman, corpo 11, sem aspas (as citações com menos de 3 linhas serão indicadas no corpo do texto, entre aspas)
  • as referências bibliográficas figurarão entre parênteses, com as seguintes informações: sobrenome do autor em caixa alta; vírgula; data da publicação; abreviatura de página (p.) e o número desta. Ex: (SILVA, 1992, p. 3-23).
  • Citações teóricas sem tradução para o idioma original do artigo devem ser traduzidas no corpo do texto, com a informação (nossa tradução), fazendo-se constar o trecho original da citação em nota de rodapé. Textos literários, objeto da análise, não precisam ser traduzidos.

8 -- As notas deverão

  • estar em fonte Times New Roman, fonte 10, espaço simples
  • ser restritas ao mínimo indispensável
  • ser apresentadas no rodapé da página.

9 -- As referências deverão seguir o padrão do texto (Times New Roman, fonte 12) deverão ser apresentadas ao final do texto, obedecendo às normas da ABNT (NBR-6023). A seguir, alguns exemplos:

- Livro: sobrenome do autor, título do livro (em negrito), local de publicação, editora, data:

Ex: SHAFF, Adan. História e verdade. 2.ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

- Artigo: nome do autor, título do artigo, nome do periódico (em negrito), volume e nº do periódico, data: Ex: PESSOA, Fernando. A nova poesia portuguesa sociologicamente consideradaA Águia. 2ª série, Porto, v. 1, n° 4, p. 101-107, abr. 1912.

 (Obs.: Para outros tipos de documentos, seguir as normas da ABNT.)

10 -- As opiniões, conceitos, ideologias, imagens e referências contidas no(s) artigo(s) são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es) .

11 -- Os trabalhos não aceitos para a publicação não serão devolvidos ao autor. Os selecionados obedecerão a cronograma seletivo, a critério da Comissão Editorial.

12 -- Os trabalhos que não obedecerem, rigorosamente, a estas normas não serão publicados.


 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
 

Declaração de Direito Autoral

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

    • Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
    • Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
    • Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.