Reconhecimento MetafoÌrico e MetoniÌmico em Os AneÌis de Saturno, de W. G. Sebald
Resumo
A experieÌ‚ncia do reconhecimento da realidade e a significação de seus objetos eÌ central em Os AneÌis de Saturno, de W. G. Sebald. O acesso a essas significações, dando-se na rememoração e no pensamento, na linguagem, efetua-se atraveÌs de processos metoniÌmicos e metafoÌricos, que desdobram os objetos em novos planos semaÌ‚nticos e os vinculam aÌ€ sua existeÌ‚ncia no mundo. Desta maneira, o presente estudo visou analisar tais operações linguiÌsticas na narrativa de Sebald. Para tanto, recorremos especialmente aos estudos de Jakobson, a respeito de metaÌfora e metoniÌmia, e Auerbach, sobre representação literaÌria. O que percebemos foi sua centralidade no entendimento da relação entre cenas diversas e a temaÌtica maior do romance, concluindo que os dois processos abrangem mais que recursos estiliÌsticos e se tornam modos de reconhecimento e leitura da realidade.
Palavras-chave: Sebald, reconhecimento, representação, metaÌfora, metoniÌmia.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).