Entre joanas, rosas, mariquinhas e cecílias: a representação da mulher em comédias de Martins Pena

Autores

  • Maria Aparecida Barros de Oliveira Cruz UFG; UEG/Campus Porangatu

Resumo

O presente artigo visa traçar o perfil das personagens femininas que povoam as comeÌdias de Martins Pena, bem como compreender as relações destas com o espaço e a estrutura da obra. Para tanto foram selecionadas quatro peças: A famiÌlia e a festa da roça (1837); Os dous ou o ingleÌ‚s maquinista (1842); As casadas solteiras (1845) e O noviço (1845). Inseridas num universo patriarcal, essas personas literaÌrias terminam por nos oferecer quadros significativos da sociedade colonial brasileira, em pleno seÌculo XIX, constituiÌdos pela crise das relações de geÌ‚nero, sendo estas marcadas pela libertação paulatina do elemento feminino que se utiliza de estrateÌgias variadas para driblar a subjugação masculina.

Palavras-chave: Perfis femininos, geÌ‚nero, sociedade patriarcal. Martins Pena. 

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Publicado

2017-08-01

Edição

Seção

Artigos