Diálogos possíveis: Lévi-Strauss e Haroldo de Campos. O mito e o romance
Resumo
Neste artigo procuraremos estabeleceer um diálogo entre certas considerações feitas por Lévi-Strauss nas Mitológicas sobre o romance e confrontá-las com o trabalho crítico-teórico do poeta Haroldo de Campos, um dos fundadores do movimento da poesia concreta. Através do trabalho interpretativo feito por Haroldo de duas narrativas modelares da literatura brasileira, Iracema, de José de Alencar e Macunaíma, de Mário de Andrade, mostraremos como o problema da narrativa moderna -- do século XIX e início do XX -- se resolveu com uma de suas matrizes: o mito.
Palavras-chave: Lévi-Strauss, Haroldo de Campos, romance, mito
Downloads
Publicado
2018-02-10
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).