Forma, função e conteúdo: base aristotélica e o efeito plasmado para uma poética engajada
Resumo
A arte como experiência estética arregimentadora pressupõe a consideração de um público cuja coesão e expectativas sejam, de algum modo, levados em conta para a organização do seu material, para a sua forma específica pelo autor. Quando temos no horizonte crítico a arte dita engajada, forma, função e conteúdo são, a princípio, elementos diante dos quais não se pode esquecer de indagar, a fim de pontuar as saídas encontradas por cada obra, em seu contexto específico de produção, circulação e sedimentação.
Palavras-chave: forma estética; função; arte engajada
Downloads
Publicado
2018-02-10
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).