O erotismo em branco e preto na narrativa de Márcia Denser
Resumo
A comunicação propõe-se à análise do conto “Branca de Neve (um conto defadas para adultos)” de Márcia Denser, do livro Toda Prosa (2001), a partir do dialogismo erótico-simbólico entre a narrativa contemporânea e o a versão feita pelos irmãos Grimm de “Branca de Neve”. É valido esclarecer que o erotismo, neste trabalho, refere-se ao velamento, à sugestão e à provocação do desejo sem a exposição dos órgãos genitais. Tal definição de erotismo percorre ambos os textos que serão analisados. Tanto na versão dos irmãos Grimm quanto na “versão” de Márcia Denser é possível inferir a presença de uma atmosfera erótica sugerida pela linguagem. Como aporte teórico, serão utilizados, entre outros, os livros O Erotismo de Francesco Alberoni e A psicanálise dos contos de fadas de Bruno Bettelheim.
Downloads
Publicado
2018-08-31
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).