Múltiplas escolhas na literatura: narrativa enviesada em Alejandro Zambra
Resumo
Propomos nesse estudo entender como a literatura do escritor chileno Alejandro Zambra, especificamente Múltipla Escolha (2017), está inserido nos debates sobre arte contemporânea. Iniciaremos pela discussão da noção de arte contemporânea a partir das indagações do filósofo e crítico de arte Boris Groys em seu ensaio “Comrades of time” (2009). Para o crítico o contemporâneo não significa necessariamente ser presente, estar aqui e agora, mas sim estar “com” o tempo em vez de estar “no” tempo. Portanto, a principal pergunta de Groys é: como tal contemporaneidade pode ser demonstrada na arte? Pretendemos estender essa problemática para a literatura de Zambra e nos perguntar: como essa contemporaneidade é demonstrada em Múltipla Escolha (2017)? Em segundo seguiremos com a proposta de análise de tal contemporaneidade no escritor chileno a partir da noção de narrativas enviesadas de Katia Canton (2009). Para ela essas se caracterizam como textos em construções fluídas, que sabotam, subvertem, quebram a possibilidade de um sentido narrativo único. Propomos, assim, baseado em Canton (2009), uma forma de análise de Múltipla Escolha (2017) em que o seu sentido não está pronto, mas sim configurado na construção das múltiplas relações entre a obra e o seu leitor.Downloads
Publicado
2018-12-05
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Artigos
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