Corpos na cidade – as ocupações dos estudantes secundaristas no Brasil pós 2013
Resumo
A partir do filme dirigido por Carlos Pronzato, Acabou a paz! Isto aqui vai virar o Chile! Escolas ocupadas em São Paulo, da experiência da autora em apoio às ocupações no Rio de Janeiro em 2016 e de algumas entrevistas publicadas com os ocupas, analisa-se a prática das ocupações feitas pelos estudantes secundaristas, considerando-as uma consequência das manifestações ocorridas no Brasil em 2013. A proposta é fazer uma leitura da cidade em sua potência de fratura, ou seja, do que pode interpretar o nosso tempo. Sugere-se que as ocupações produziram uma negatividade de objeto no social, significando uma separação que difere da castração por não ter o Outro como operador da perda. Neste sentido, a prática das ocupações, a partir dos espaços vazios criados e das possibilidades de deslocamentos engendradas, parece lidar com o gozo de forma diferente da segregação.Downloads
Publicado
2019-03-14
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).