O sagrado na terra-média: uma análise intertextual entre a sagrada escritura e O senhor dos anéis
Resumo
Este artigo tem por objetivo realizar uma análise intertextual entre a Bíblia Sagrada, expoente das religiões judaica e cristã, e a trilogia O Senhor dos Anéis escrita por J. R. R. Tolkien, obra literária de grande sucesso. Para tal, serão utilizados os estudos relacionados à manifestação do sagrado, assim como os da simbólica na história das religiões, de Eliade (1992, 1979). A teoria da intertextualidade utilizada como metodologia na análise comparativa a que este trabalho se propõe será de acordo com as definições cunhadas por Kristeva (1969) e Genette (2010). Ao alcançar o objetivo proposto, esta pesquisa evidencia o quanto a Sagrada Escritura influenciou a narrativa da Terra-Média, bem como as bases mitológicas de seu universo ficcional. Ademais, buscando contribuir para o fomento dos estudos relacionados à associação entre literatura e espiritualidade, este artigo esclarece como se torna possível a relação de textos religiosos milenares com obras literárias modernas.
Palavras-chave: Sagrada Escritura. O Senhor dos Anéis. Intertextualidade. O sagrado.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).