Imagens de Orfeu no cinema de Jean Cocteau
Resumo
Propõe-se, neste texto, uma análise das imagens que evocam o mito órfico nos filmes que compõem a trilogia de Orfeu, de Jean Cocteau. Nesse sentido, busca-se desenvolver algumas leituras sobre os signos mais recorrentes na construção das narrativas fílmicas em questão e da figura representativa do processo criativo de Cocteau. Para tal, serão utilizadas, em especial, a interpretação blanchotiana do mito órfico (BLANCHOT, 2011), as concepções de cinema de poesia (PASOLINI, 1966), imagem-tempo (DELEUZE, 2005; RODRÍGUEZ, 2015) e as contribuições de Eliane Robert Moraes (2012), acerca do corpo fragmentado na arte moderna, e de Charles Segal (1989), a respeito da difusão cultural de Orfeu ao longo dos tempos.
Palavras-chave: Orfeu; Jean Cocteau; Imagem-tempo; Cinema de poesia.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).