Escravidão, resistência e violência no conto "Virginius" de Machado de Assis
Resumo
O conto inicia-se com o recebimento de uma carta pelo advogado, narrador personagem, cujo nome é desconhecido, para defender uma causa. Pio, ou Pai de Todos é um homem branco, fazendeiro bem rico e Julião, negro, seu empregado. A causa que seria defendida é um ato de crueldade e violência. Julião, para defender a honra da filha que acabara de ser estuprada por Carlos, a assassina e nesse mesmo momento Carlos chega com a polícia que leva preso o pai da jovem. No conto violência, resistência e escravidão se juntam para mostrar o poder patriarcal que Carlos exerceu com Elisa e o quanto isso significava no século XIX. Nossa análise parte do pressuposto de que resistir será sempre preciso seja em qual contexto for e reflete sobre violência e escravidão. Ainda pretendemos apresentar como Machado de Assis aproveitou o espaço do conto para trabalhar esses temas.
Palavras-chave: Violência; escravidão; resistência; Machado de Assis; conto.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).