Feminismos e pós-colonialismo: uma revolução complexa, intrínseca e imprescindível para a crítica literária
Resumo
Este artigo tem como objetivo constatar e elucidar a significativa relação entre as críticas feminista e pós-colonial e sua suma importância para a análise de textos literários, em especial os de autoria de mulheres provenientes de contextos pós-coloniais, ou mesmo imperiais. Para tanto, aqui propomos uma discussão acerca de alguns pressupostos teóricos de comprovada relevância para essas vertentes para evidenciar os seus consequentes imbricamentos, que se fazem cada vez mais prementes em um atualidade de feminismos plurais e representatividades múltiplas. Além disso, discutiremos a questão do cânone literário e a importância de sua subversão em ambas as vertentes críticas aqui examinadas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).