Rompendo o ciclo da violência: vozes femininas negras em "O olho mais azul"
Resumo
Este artigo analisa o tema da violência contra mulheres negras no romance O Olho Mais Azul (1970) da escritora afro-estadunidense Toni Morrison. As minhas análises são desenvolvidas com base nas perspectivas dos estudos feministas e de gênero, articulados aos estudos de raça e racismo. Dentre as minhas constatações, ressalto que esse romance foi muito relevante para a época de sua publicação – e ainda tem relevância nos dias de hoje –, tendo em vista sua grande contribuição para a visibilidade das experiências das mulheres negras.Downloads
Publicado
2019-12-01
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).