Da experiência da culpa à vivência do desejo

Autores

  • Evelyn Blaut Fernandes UFRJ

Resumo

Este trabalho tem a oportunidade de ser apresentado graças a um projeto de pesquisa orientado pela Professora Helena Parente Cunha e intitulado “Corpos calados pela culpa: a ótica feminina na literatura pós-moderna”. Se o projeto pretende dar conta de uma relação mantida entre o romance A asa esquerda do anjo, de Lya Luft, e o livro de poemas Sem fotografias, da poetisa dos anos 90 Ângela Montez. O trabalho a ser apresentado neste Simpósio pretende se ater ao tema erótico no qual reina a liberdade de quem ignora códigos e tabus e questiona a realidade social, o que só foi possível após a emancipação trazida pelo impacto das mudanças dos anos 60 e, é claro, após a ditadura militar. Em suma, a poesia de Ângela Montez se quer fundadora e instauradora de uma realidade outra, em que o discurso que pretende ser ouvido é a da sua própria voz.

Biografia do Autor

Evelyn Blaut Fernandes, UFRJ

graduanda em Letras, Iniciação Científica, UFRJ

Referências

DIAS, Veronica. Livre. Rio de Janeiro: Ed. da autora, 2001.

ESTEVES, Laura. Transgressão. Rio de Janeiro: Sette Letras, 1997.

______. Como água que brota da fonte. São Paulo: Barcelona Editora, 2000.

FREUD, Sigmund. Cinco lições de psicanálise. Rio de Janeiro: Imago, 1996;

MELLO, Mônica. O ego perdido. Rio de Janeiro: Ibis Libris, 2003.

MONTEZ, Ângela. Sem fotografias. Rio de Janeiro: Achiamé, 2001.

PARENTE CUNHA, Helena. Além do cânone: vozes femininas cariocas estreantes na poesia dos anos 90. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2004.

______. Desafiando o cânone: aspectos da literatura de autoria feminina na prosa e na poesia (anos 70/80). Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1999.

______. Desafiando o cânone (2): ecos de vozes femininas na literatura brasileira do século XIX. Rio de Janeiro: UFRJ, 2001.

PAZ, Octavio. A dupla chama: amor e erotismo. Trad.: Wladyr Dupont. São Paulo: Siciliano, 1994.

Downloads

Publicado

2020-05-06

Edição

Seção

Artigos