Da experiência da culpa à vivência do desejo
Resumo
Este trabalho tem a oportunidade de ser apresentado graças a um projeto de pesquisa orientado pela Professora Helena Parente Cunha e intitulado “Corpos calados pela culpa: a ótica feminina na literatura pós-moderna”. Se o projeto pretende dar conta de uma relação mantida entre o romance A asa esquerda do anjo, de Lya Luft, e o livro de poemas Sem fotografias, da poetisa dos anos 90 Ângela Montez. O trabalho a ser apresentado neste Simpósio pretende se ater ao tema erótico no qual reina a liberdade de quem ignora códigos e tabus e questiona a realidade social, o que só foi possível após a emancipação trazida pelo impacto das mudanças dos anos 60 e, é claro, após a ditadura militar. Em suma, a poesia de Ângela Montez se quer fundadora e instauradora de uma realidade outra, em que o discurso que pretende ser ouvido é a da sua própria voz.
Referências
DIAS, Veronica. Livre. Rio de Janeiro: Ed. da autora, 2001.
ESTEVES, Laura. Transgressão. Rio de Janeiro: Sette Letras, 1997.
______. Como água que brota da fonte. São Paulo: Barcelona Editora, 2000.
FREUD, Sigmund. Cinco lições de psicanálise. Rio de Janeiro: Imago, 1996;
MELLO, Mônica. O ego perdido. Rio de Janeiro: Ibis Libris, 2003.
MONTEZ, Ângela. Sem fotografias. Rio de Janeiro: Achiamé, 2001.
PARENTE CUNHA, Helena. Além do cânone: vozes femininas cariocas estreantes na poesia dos anos 90. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2004.
______. Desafiando o cânone: aspectos da literatura de autoria feminina na prosa e na poesia (anos 70/80). Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1999.
______. Desafiando o cânone (2): ecos de vozes femininas na literatura brasileira do século XIX. Rio de Janeiro: UFRJ, 2001.
PAZ, Octavio. A dupla chama: amor e erotismo. Trad.: Wladyr Dupont. São Paulo: Siciliano, 1994.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).