Helena Kolody e Miguel Bakun e o cenário da literatura e das artes plásticas no Paraná do século XX

Vanderlei Kroin

Resumo


Este trabalho busca trazer um panorama do cenário artístico e literário paranaense do século XX, levantando alguns autores e espaços contribuintes para o desenvolvimento e disseminação da literatura e das artes. Busca-se também salientar, em linhas gerais, as origens e presença, participação e contribuições de dois artistas eslavos-brasileiros, a poeta Helena Kolody e o pintor Miguel Bakun neste cenário. Ainda, elencar alguns trabalhos acadêmicos realizados acerca da obra de ambos, consubstanciando-os como dois importantes artistas e também promotores da modernidade do Paraná.


Texto completo:

PDF

Referências


FREITAS, Artur. A consolidação do moderno na história da arte do Paraná: anos 50 e 60. Revista de História Regional, Ponta Grossa, PR, v.8, n. 2, p. 87-124 Inverno de 2003.

KOLODY, Helena. Sinfonia da vida. Tereza Hatue de Rezende (Org.). Curitiba: Letraviva, 1997.

PADRELLA, Nelson N. o outro retrato de Bakun. In: O Auto-retrato de Bakun (média metragem), pesquisa e roteiro com Nelson Padrella; direção. Produção Sílvio Back e Secretaria de Cultura e do Esporte do Paraná; apoio Fundação Cultural de Curitiba e EMBRAFILME. Curitiba, 1984. p. 9-11.

PÉRIGO, Katiucyia. Ser visto é estar morto: Miguel Bakun e o meio artístico paranaense. (1940- 1960). 2003. 128 f. Dissertação. (Mestrado em História) Setor de ciências Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em História, Universidade Federal do Paraná: Curitiba, 2003.

PINTORES da Paisagem Paranaense. Edição fac similar. Curitiba: Secretaria de Estado da Cultura: Solar do Rosário, 2005.

PROLIK, Eliane (org.). Miguel Bakun: a natureza do destino. Textos de Eliane Prolik, Ronaldo Brito, Artur Freitas e Nelson Luz. Curitiba: Edição do autor, 2009. (p. 72).

SOUZA, Newton Stadler de. Bakun. Curitiba: Lítero-Técnica, 1984.

TEAR de palavras: poemas inéditos e reunidos. Antonio Donizeti da Cruz (Org.). In: CRUZ, Antonio Donizeti. O universo e o fazer poético de Helena Kolody. Cascavel/PR: EDUNIOESTE, 2012. (p. 254 – 373).

VASQUEZ, Ana Lúcia de L. P. O Salão Paranaense e o campo artístico de Curitiba. 2012. 167 f. Tese. (Doutorado em Sociologia). Universidade Federal do Paraná: Curitiba, 2012.

ZOMER, Lorena. Centro de Letras do Paraná e a atuação intelectual de Leonor Castellano. Revista TEL, Tempo, Espaço e Linguagem. Ponta Grossa, PR, v. 4, n. 2, p. 46–66, mai./ago. 2013.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.