Réquiem para Henry Sutpen e João Capistrano Honório Cota: a maldição familiar em "Absalão, Absalão!", de William Faulkner, e "Ópera dos mortos", de Autran Dourado
Resumo
O presente artigo procura examinar de que forma os herdeiros Henry Sutpen e João Capistrano Honório Cota são representados nos romances Absalão, Absalão! (1936), de William Faulkner, e Ópera dos mortos (1967), de Autran Dourado. Procuraremos sublinhar as relações intersubjetivas entre pais e filhos e analisar as transmissões de padrões comportamentais e suas respectivas consequências nos dois herdeiros. Para tanto, o embasamento teórico se ampara nas contribuições prestadas por Schmidt (1994), Louro (1997), Penso, Costa e Ribeiro (2008) e Connel e Messerschmidt (2013). Concluímos que o legado familiar atua como uma maldição sobre os herdeiros, a qual perpetua e intensifica a ideologia e os padrões comportamentais instaurados pelos patriarcas. Além disso, Henry e João Capistrano não conseguem sustentar o peso simbólico do sobrenome herdado e acabam sucumbindo tanto física quanto emocionalmente.
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