Totalidade às avessas: "O pai Goriot" como romance de (des)formação

Autores

  • Paulo Fernando Silva Amaral USP

Resumo

A partir da caracterização do romance e da tipologia da forma romanesca, apresentada por Georg Lukács (1885-1971) em A Teoria do Romance (1920), analisaremos a obra O Pai Goriot (1835), de Honoré de Balzac (1799-1850), através de algumas passagens e cenas particulares, sobretudo a relação estabelecida entre os personagens Eugène de Rastignac e Vautrin. Aventamos a hipótese inicial de lidarmos, especificamente no percurso de Rastignac, com um romance de formação sobreposto ao idealismo abstrato, este representado pelo pai Goriot. Para este fim, apresentamos brevemente o que foi conceituado como romance de formação. Já num segundo passo, lançamos a hipótese de existir na referida obra uma formação às avessas, cujo desenlace final inverte a tradição. Tal inversão deve ser lida, sustentamos, na própria forma da sociedade francesa pós-napoleônica e na estrutura capitalista que a rege.

Biografia do Autor

Paulo Fernando Silva Amaral, USP

Mestrando em filosofia pela USP

Referências

ADORNO, Theodor W. Lectura de Balzac. In: Notas sobre Literatura. Madrid: Akal, 2003.

BALZAC, Honoré de. Estudos de mulher. Porto Alegre: L&PM, 2011.

_____. O pai Goriot. São Paulo: Mediafashion, 2016.

DE OLIVEIRA, Regina Cibelle. Representações do mito fáustico em Balzac: o pacto na era do capital. Lettres Françaises, vol. 1, nº. 20, 2019.

GADAMER, Hans-Georg. Verdade e método I: Traços fundamentais de uma hermenêutica filosófica. Petrópolis: Vozes, 2003.

GOETHE, Johann Wolfgang Von. Os anos de aprendizado de Wilhelm Meister. São Paulo: Editora 34, 2006.

HEGEL, Georg W.F. Enciclopédia das Ciências Filosóficas em compêndio. Volume I – A Ciência da Lógica. São Paulo: Edições Loyola, 1995.

______. Estética, vol. II. São Paulo: Edusp, 2015.

LUKÁCS, Georg. A teoria do romance. São Paulo: Editora 34, 2009.

_____. “Posfácio”. In: GOETHE, Johann Wolfgang Von. Os anos de aprendizado de Wilhelm Meister. São Paulo: Editora 34, 2006.

MACHADO, Ivan Pinheiro. “A comédia humana”. In: BALZAC, Honoré de. O pai Goriot. Porto Alegre: L&PM, 2006.

SCHWARZ, Roberto. “Dinheiro, Memória e Beleza (O pai Goriot)”. In: A sereia e o desconfiado. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.

Downloads

Publicado

2020-07-18

Edição

Seção

Artigos