Noir multitemporal: A intuicionista, de Colson Whitehead
Resumo
O presente artigo busca refletir sobre tópicos que surgem da leitura do romance A intuicionista, de Colson Whitehead, que inicialmente parece ser apenas um romance Noir, mas aos poucos vai se revelando uma narrativa atípica, com recursos que engendram um mundo de multiplicidade temporal. Questões como racismo, neoliberalismo, desigualdade social e finalmente até mesmo problemas envolvendo o ato da escrita e do estudo, passando por conflitos políticos e conflitos entre formas de pensamento aparecem no romance de forma original. Pretendemos mostrar como a obra consegue rejeitar delimitações e definições fechadas, resistindo a interpretações que a enclausure. A intuicionista é um romance onde os erros e acasos são vistos como produtivos, oferecem interpretações e saídas práticas um romance sobre como o leitor é parte, no corpo a corpo com a obra, da construção de sua força.
Referências
WHITEHEAD, Colson. A intuicionista. 1.ed. Rio de Janeiro: HarperCollins, 2018.
DUBEY, Madhu. Sign and cities: Black literary postmodernism. Chicago: The University of Chicago Press, 2003.
FISHER, Mark. Ghosts of my life: Writings on depression, hauntology and lost futures. London: Zero books, 2014.
BROUILLETTE, Sarah. Nigels, Mathias. Sauri, Emílio (org.). Literature and the Global Contemporary. Switzlerland: Palgrave Macmillan, 2017.
SEYBOLD, Matt. Chiraha, Michelle. The Routledge company to literature and economics. New York: Routledge, 2019.
SALDÍVAR, Ramón. The Second Elevation of the Novel: Race, Form and the Postrace Aesthetic in Contemporary Narrative. Narrative, v. 21, n° 1, pp. 1-18, Jan. 2013.
KNIGHT, Nadine. “It’s a New Day”- The Intuitionist, The Wire, and Prophetic Tradition. MELUS- Multi-Ethnic Literature of the United States v. 40, nº 4, p. 28-45. dez. 2015.
RUSSELL, Alison. Recalibrating the Past- Colson Whitehead's The Intuitionist. Critique Studies in Contemporary Fiction v. 49, nº 1, p. 46-60. Ago. 2007
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).