Vocação para o chão: inespecificidade e queda na poesia de Maria Isabel Iorio

Autores

  • Caio Arnizaut Riscado UFRJ

Resumo

A partir de poemas do livro Aos outros só atiro o meu corpo (2019), o artigo apresenta uma leitura da produção da artista Maria Isabel Iorio em diálogo com o conceito de inespecificidade na arte, desenvolvido por Florencia Garramuño. Para localizar o movimento da queda e a presença do chão na poesia da autora, o texto utiliza como referência o teórico e dramaturgista da dança André Lepecki. Além disso, propõe que mesmo na inespecificidade há espaço para a singularidade, destacando vestígios de uma experiência sapatão em constante disputa e transformação.

Biografia do Autor

Caio Arnizaut Riscado, UFRJ

Doutor pelo PPG em Artes cênicas da UNIRIO e professor substituto do curso de Direção teatral da ECO/UFRJ

Referências

AUDRE, Lorde. Irmã outsider: ensaios e conferências. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019.

BUTLER, Judith. Quadros de guerra: quando a vida é passível de luto? Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2015.

IORIO, Maria Isabel. Aos outros só atiro o meu corpo. Bragança Paulista, São Paulo: editora Urutau, 2019.

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano. Artes de fazer. Rio de Janeiro: Vozes, 1994.

FABIÃO, Eleonora. “Programa performativo: o corpo-em-experiência”. Em: Revista do LUME #4. Campinas: Revista do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais da UNICAMP, 2013.

GARRAMUÑO, Florencia. Frutos Estranhos: sobre a inespecificidade na estética contemporânea. Rio de Janeiro: Rocco, 2014.

LEPECKI, André. “Planos de composição”. Em: GREINER, Christine; SANTO, Cristina Espírito; SOBRAL, Sonia (orgs). Cartografia Rumos Itaú Cultural Dança: criações e conexões. São Paulo: Itaú Cultural, 2010.

LEPECKI, André. Exaurir a dança: performance e a política do movimento. São Paulo: Annablume, 2017.

MALLMANN, Francisco. haverá festa com o que restar. Bragança Paulista, São Paulo: editora Urutau, 2018.

PELBART, Peter Pál. “Elementos para uma cartografia da grupalidade”. In: SAADI, Fátima; GARCIA, Silvana (orgs). Próximo Ato: questões da teatralidade contemporânea. São Paulo: Itaú Cultural, 2008.

PRECIADO, Beatriz. Multidões Queer: notas para uma política dos anormais. In: Revista de Estudos Feministas, Florianópolis, 19(1): 2011.

RISCADO, Caio. “Festa da raspa: conversas com a poesia bixa de Francisco Mallmann”. In: Revista Crioula, n. 24, p. 38-48. São Paulo: Revista de Pós-Graduação da USP, 2019.

SÜSSEKIND, Maria Luiza. “As (im)possibilidades de uma base comum nacional”. In: Revista e-Curriculum, v. 12, n. 03, p. 1512-1529. São Paulo: Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC, 2014.

Downloads

Publicado

2020-10-13