Vocação para o chão: inespecificidade e queda na poesia de Maria Isabel Iorio
Resumo
A partir de poemas do livro Aos outros só atiro o meu corpo (2019), o artigo apresenta uma leitura da produção da artista Maria Isabel Iorio em diálogo com o conceito de inespecificidade na arte, desenvolvido por Florencia Garramuño. Para localizar o movimento da queda e a presença do chão na poesia da autora, o texto utiliza como referência o teórico e dramaturgista da dança André Lepecki. Além disso, propõe que mesmo na inespecificidade há espaço para a singularidade, destacando vestígios de uma experiência sapatão em constante disputa e transformação.
Referências
AUDRE, Lorde. Irmã outsider: ensaios e conferências. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019.
BUTLER, Judith. Quadros de guerra: quando a vida é passível de luto? Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2015.
IORIO, Maria Isabel. Aos outros só atiro o meu corpo. Bragança Paulista, São Paulo: editora Urutau, 2019.
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano. Artes de fazer. Rio de Janeiro: Vozes, 1994.
FABIÃO, Eleonora. “Programa performativo: o corpo-em-experiência”. Em: Revista do LUME #4. Campinas: Revista do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais da UNICAMP, 2013.
GARRAMUÑO, Florencia. Frutos Estranhos: sobre a inespecificidade na estética contemporânea. Rio de Janeiro: Rocco, 2014.
LEPECKI, André. “Planos de composição”. Em: GREINER, Christine; SANTO, Cristina Espírito; SOBRAL, Sonia (orgs). Cartografia Rumos Itaú Cultural Dança: criações e conexões. São Paulo: Itaú Cultural, 2010.
LEPECKI, André. Exaurir a dança: performance e a política do movimento. São Paulo: Annablume, 2017.
MALLMANN, Francisco. haverá festa com o que restar. Bragança Paulista, São Paulo: editora Urutau, 2018.
PELBART, Peter Pál. “Elementos para uma cartografia da grupalidade”. In: SAADI, Fátima; GARCIA, Silvana (orgs). Próximo Ato: questões da teatralidade contemporânea. São Paulo: Itaú Cultural, 2008.
PRECIADO, Beatriz. Multidões Queer: notas para uma política dos anormais. In: Revista de Estudos Feministas, Florianópolis, 19(1): 2011.
RISCADO, Caio. “Festa da raspa: conversas com a poesia bixa de Francisco Mallmann”. In: Revista Crioula, n. 24, p. 38-48. São Paulo: Revista de Pós-Graduação da USP, 2019.
SÜSSEKIND, Maria Luiza. “As (im)possibilidades de uma base comum nacional”. In: Revista e-Curriculum, v. 12, n. 03, p. 1512-1529. São Paulo: Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC, 2014.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).