Analisando conto literário na perspectiva da educação estética

Autores

  • Mariléia Silva da Rosa Neves UNIPAMPA
  • Vera Lucia Cardoso Medeiros UNIPAMPA

Resumo

Tendo em vista que a escola de Educação Básica, na maioria das vezes, concede à disciplina de Literatura carga horária de, no máximo, duas horas semanais, prioriza o ensino das características dos períodos literários e não prioriza análises de textos, este artigo tem por objetivo, a partir de uma perspectiva da Educação Estética, fazer uma análise do conto intitulado “A irmã dele só”, da obra Uma terra só, de autoria de Aldyr Schlee. Acredita-se que esta teoria, por se referir ao belo e à arte, por mobilizar sensações e apreciações, permite um trabalho capaz de articular seus conceitos e análise literária ao contexto das aulas de línguas do Ensino Básico, proporcionando reflexões do conto como objeto estético e da participação interativa do leitor com a obra. A intenção, com isto, é desenvolver abordagens estéticas, unindo teoria e prática, a fim de possibilitar um material de consulta para professores que desejam inserir em suas práticas análise literária através de conceitos referentes a essa teoria. Espera-se também que este trabalho de análise possa motivar docentes e discentes ao trato com gêneros literários, bem como desperte a percepção para elementos de ordem subjetiva e social presente na obra indagada.

Palavras-chave: Literatura, Conto, Educação Estética, Interação.

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Publicado

2016-06-30

Edição

Seção

Artigos