Analisando conto literário na perspectiva da educação estética
Resumo
Tendo em vista que a escola de Educação Básica, na maioria das vezes, concede à disciplina de Literatura carga horária de, no máximo, duas horas semanais, prioriza o ensino das características dos períodos literários e não prioriza análises de textos, este artigo tem por objetivo, a partir de uma perspectiva da Educação Estética, fazer uma análise do conto intitulado “A irmã dele só”, da obra Uma terra só, de autoria de Aldyr Schlee. Acredita-se que esta teoria, por se referir ao belo e à arte, por mobilizar sensações e apreciações, permite um trabalho capaz de articular seus conceitos e análise literária ao contexto das aulas de línguas do Ensino Básico, proporcionando reflexões do conto como objeto estético e da participação interativa do leitor com a obra. A intenção, com isto, é desenvolver abordagens estéticas, unindo teoria e prática, a fim de possibilitar um material de consulta para professores que desejam inserir em suas práticas análise literária através de conceitos referentes a essa teoria. Espera-se também que este trabalho de análise possa motivar docentes e discentes ao trato com gêneros literários, bem como desperte a percepção para elementos de ordem subjetiva e social presente na obra indagada.
Palavras-chave: Literatura, Conto, Educação Estética, Interação.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).