Uma sombra sempre visível nas democracias de massa: Não vai acontecer aqui e o perigo de subestimar o fascismo
Resumo
O fascismo é um dos conceitos de teoria política que mais divide interpretações. Duas das principais interpretam-no como hermético, portanto limitado à Itália de 20 a 40, ou maleável, como conceito genérico que engloba movimentos diversos unidos por características essenciais. Em decorrência da primeira corrente, se desenvolve um fenômeno de negação do fascismo como se, ainda que receba outro nome, ele não possa reaparecer em trajes contemporâneos. Em 1936, Sinclair Lewis percebeu os perigos desse fenômeno de negação, e criou uma ficção com características de manifesto. Através de um diálogo sobre a obra de Lewis e uma base teórica sobre o fascismo, este trabalho se propõe a trazer uma análise crítica sobre a obra de Lewis. Ressalta-se a importância de Não vai acontecer aqui por identificar, ainda no início, traços de um movimento político inédito na história humana.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).