Teatro épico e crítica feminista: uma leitura da peça Fala baixo, senão eu grito, de Leilah Assumpção

Autores

  • Elisa Capelari Pedrozo Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Cinara Antunes Ferreira Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo

O objetivo deste ensaio é examinar as características do teatro épico na peça Fala baixo, senão eu grito (1969), de Leilah Assumpção. Para tanto, inicialmente, apresentam-se os fundamentos da teoria brechtiana, bem como a história do teatro épico no Brasil, e, na sequência, evidencia-se a leitura que pode ser feita do texto literário a partir desse aporte, que permite discutir a organização social brasileira em 1969 e as relações de gênero, observando o comportamento de Mariazinha e do homem desconhecido que invadiu seu quarto no pensionato. O estudo fundamenta-se à luz de Bassanezi (2004), Brecht (2005), Benjamin (1985), Rosenfeld (2012) e Szondi (2011).

Biografia do Autor

Elisa Capelari Pedrozo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, bolsista PROSUC/CAPES modalidade I, orientada pela Profa. Dra. Cinara Ferreira Pavani. Mestre em Letras e Cultura (2020) e Licenciada em Letras (2018) pela Universidade de Caxias do Sul. Tem experiência com ensino de Língua Inglesa, Literatura e Língua Portuguesa para estrangeiros. Foi bolsista de Iniciação Científica (2016-2018) e de Iniciação à Docência (2014-2016). Sua atuação profissional é vinculada às temáticas: Literatura de autoria feminina; Imprensa brasileira feminista do século XIX; Crítica feminista; Estudos culturais de gênero; História da Literatura. Além de pesquisadora, é professora de Língua Portuguesa na rede privada de ensino básico.

Cinara Antunes Ferreira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Letras/Português pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994), mestrado em Teoria da Literatura, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1998), doutorado em Literatura Comparada, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004) e Pós-Doutorado em Ciência da Literatura, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente, é professora Adjunta do Instituto de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, desenvolvendo atividades de docência e pesquisa envolvendo questões sobre Literatura e Música, Estudos de Gênero e Literatura de Mulheres.

Downloads

Publicado

2023-09-15