Os desafios de editar A gramatiquinha da fala brasileira
Resumo
Este artigo apresenta os desafios em torno do processo editorial para publicação do manuscrito inacabado de A gramatiquinha da fala brasileira, de Mário de Andrade (1893-1945). Sob minha organização, a edição é uma iniciativa do Itamaraty, por meio de sua representação diplomática junto à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), em parceria com a Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG) e o Instituto Guimarães Rosa (IGR). Esse estudo do modernista sobre a língua portuguesa falada no Brasil ganhou uma nova edição justamente em 2022, ano em que duas importantes efemérides marcam o país.
Downloads
Publicado
2024-01-05
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).