Anedotas de Abstração: As Estórias Rosianas

Autores

  • Ana Maria Bernardes de Andrade UFRJ

Resumo

A obra de Guimarães Rosa é um vasto manancial de onde brotam em jorro questões e imagens belíssimas, é uma fonte que nunca se esgota, e que umedece o mundo de quem a lê. Pesar de passar a página, disse um poetamigo. Leitura densa, perigosa, lenta: leintura. O verter da linguagem rosiana leva-nos por uma corrente de pensamentos, ações, cenários, que passam como um riachinho raso, pelas canelas, pedrinhas ao fundo, no meio do sertão. Cada palavra, lisa ou pontiaguda, massageia um ponto da palma do pé. Você pode atravessar a vau ou seguir o curso daquele jorro, daquele fluir da linguagem que é a obra rosiana

Referências

CASTRO, Manuel Antônio. Poética: permanência e atualidade. Tempo Brasileiro --Permanência e atualidade da poética, n. 171, p. 7-32. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, out.-dez. 2007.

CASTRO, Manuel Antônio de. O acontecer poético -- A história literária. 2 ed. rev. aum. Rio de Janeiro: Antares, 1982.

EM MEMÓRIA DE JOÃO GUIMARÃES ROSA. Rio de Janeiro: José Olympio, 1968.

HEIDEGGER, Martin. A origem da obra de arte. Trad. Idalina Azevedo e Manuel Antônio de Castro. São Paulo: Ed. 70, 2010.

HEIDEGGER, Martin. Caminhos de floresta. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 1998.

ROSA, Guimarães. Tutameia -- Terceiras Estórias. Rio de Janeiro: José Olympio, 1967.

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Publicado

2010-12-15