A Espera Lúdica de Beckett

Autores

  • Cassiana Lima Cardoso UFRJ

Resumo

Esperando Godot, escrita em francês pelo irlandês Samuel Beckett, durante breves quatro meses de 1949, foi encenada pela primeira vez em janeiro de 1953. A encenação, precedida por alguns meses pela publicação do texto , ganhou os palcos sob a direção de Roger Blin. Ligado aos nomes de Jean Genet e Jean Cocteau, cujas peças dirigiu, o jovem ator era responsável pela direção de um teatro parisiense e entusiasmou-se na primeira hora pelo autor, de quem conhecia, até então, apenas alguns poemas lidos no rádio. Quatro atores e um menino num palco quase vazio, a não ser por uma árvore esquálida e uma lua ocasional, uma estrada. Era esses os elementos necessários para a montagem de Godot , que nem por isso deixou de percorrer um caminho menos íngreme para sua concretização.

Referências

ANDRADE, Fábio Souza. Samuel Beckett: O Silêncio Possível. São Paulo: Ateliê Editorial, 2001.

BACHELARD, Gaston. A poética do devaneio. São Paulo: Martins Fontes, 1988.

BADIOU, Alain. L'increvable désir. Paris: Hachette Littératures, 1995.

BECKETT, Samuel. Malone Morre. Tradução: Paulo Leminsk. São Paulo:Códex,2004.

________________. Fim de Partida. Tradução: Fabio de Souza Andrade. São Paulo: Cosac & Naify, 2002.

________________. Molloy. Tradução: Rui Guedes da Silva. Lisboa: Editorial Presença, 1964.

BLOOM, Harold. O canône ocidental: Os livros e a escola do tempo. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.

CHAUÍ, Marilena. Laços do Desejo. In: O Desejo. Organizador: Adauto Novaes. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.

DELEUZE, Gilles. Sobre o teatro: um manifesto de menos; O esgotado. Tradução:Fátima Saadi, Ovídio de Abreu, Roberto Machado. - Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed,2010.

DIDI-HUBERMAN, Georges. O que vemos, o que nos olha. Tradução: Paulo Neves. São Paulo: Ed. 34,1998.

FREUD, Sigmund. Além do Princípio de Prazer. In: Obras Psicológicas Completas. Rio de Janeiro: Standart Brasileira, 1962.

GARCIA-ROZA, Luiz Alfredo. Acaso e Repetição em psicanálise. Uma introdução à teoria das pulsões. Jorge Zahar Editor Ltda. Rio de Janeiro, 1987.

ISER, Wolfang. O fictício e o Imaginário: perspectivas de antropologia Literária. Tradução de Johannes Kretschmer. Rio de Janeiro: EdUERJ, 1996.

RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível. São Paulo: Ed. 34, 2009.

SÜSSEKIND, Flora. Beckett e o coro. Folhetim 12. Teatro Pequeno Gesto, 2002.

SZONDI, Peter. Ensaio sobre o Trágico. Jorge Zahar Editora, Rio de Janeiro, 2004.

____________. Teoria do drama moderno. São Paulo: Cosac Naify, 2001.

WINNICOTT, D. W. O Brincar & a Realidade. Tradução: José Octávio de Aguiar Abreu e Vanede Nobre. Rio de Janeiro: Imago Editora Ltda, 1975.

Downloads

Publicado

2010-12-15