A Espera Lúdica de Beckett
Resumo
Esperando Godot, escrita em francês pelo irlandês Samuel Beckett, durante breves quatro meses de 1949, foi encenada pela primeira vez em janeiro de 1953. A encenação, precedida por alguns meses pela publicação do texto , ganhou os palcos sob a direção de Roger Blin. Ligado aos nomes de Jean Genet e Jean Cocteau, cujas peças dirigiu, o jovem ator era responsável pela direção de um teatro parisiense e entusiasmou-se na primeira hora pelo autor, de quem conhecia, até então, apenas alguns poemas lidos no rádio. Quatro atores e um menino num palco quase vazio, a não ser por uma árvore esquálida e uma lua ocasional, uma estrada. Era esses os elementos necessários para a montagem de Godot , que nem por isso deixou de percorrer um caminho menos íngreme para sua concretização.Referências
ANDRADE, Fábio Souza. Samuel Beckett: O Silêncio Possível. São Paulo: Ateliê Editorial, 2001.
BACHELARD, Gaston. A poética do devaneio. São Paulo: Martins Fontes, 1988.
BADIOU, Alain. L'increvable désir. Paris: Hachette Littératures, 1995.
BECKETT, Samuel. Malone Morre. Tradução: Paulo Leminsk. São Paulo:Códex,2004.
________________. Fim de Partida. Tradução: Fabio de Souza Andrade. São Paulo: Cosac & Naify, 2002.
________________. Molloy. Tradução: Rui Guedes da Silva. Lisboa: Editorial Presença, 1964.
BLOOM, Harold. O canône ocidental: Os livros e a escola do tempo. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.
CHAUÍ, Marilena. Laços do Desejo. In: O Desejo. Organizador: Adauto Novaes. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.
DELEUZE, Gilles. Sobre o teatro: um manifesto de menos; O esgotado. Tradução:Fátima Saadi, Ovídio de Abreu, Roberto Machado. - Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed,2010.
DIDI-HUBERMAN, Georges. O que vemos, o que nos olha. Tradução: Paulo Neves. São Paulo: Ed. 34,1998.
FREUD, Sigmund. Além do Princípio de Prazer. In: Obras Psicológicas Completas. Rio de Janeiro: Standart Brasileira, 1962.
GARCIA-ROZA, Luiz Alfredo. Acaso e Repetição em psicanálise. Uma introdução à teoria das pulsões. Jorge Zahar Editor Ltda. Rio de Janeiro, 1987.
ISER, Wolfang. O fictício e o Imaginário: perspectivas de antropologia Literária. Tradução de Johannes Kretschmer. Rio de Janeiro: EdUERJ, 1996.
RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível. São Paulo: Ed. 34, 2009.
SÜSSEKIND, Flora. Beckett e o coro. Folhetim 12. Teatro Pequeno Gesto, 2002.
SZONDI, Peter. Ensaio sobre o Trágico. Jorge Zahar Editora, Rio de Janeiro, 2004.
____________. Teoria do drama moderno. São Paulo: Cosac Naify, 2001.
WINNICOTT, D. W. O Brincar & a Realidade. Tradução: José Octávio de Aguiar Abreu e Vanede Nobre. Rio de Janeiro: Imago Editora Ltda, 1975.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).