Nação Peruana Segundo Clorinda Matto de Turner: Ambiguidades e Contradições
Resumo
O século XIX caracterizou-se como um período decisivo e bastante rico em acontecimentos históricos e sociais na América Hispânica, sendo marcado especialmente pela emancipação das colônias e pela consolidação dos novos Estados Nacionais. Recém-independentes, as novas nações tiveram que se estruturar política e economicamente (o que, de fato, gerou intensos conflitos entre conservadores e liberais), buscando forjar, mais do que isso, uma identidade que as diferenciasse da antiga metrópole e que, ao mesmo tempo, pudesse harmonizar e incorporar sua heterogeneidade étnica e cultural.Referências
ANDERSON, Benedict. Comunidades imaginadas. Trad. Denise Bottman. São Paulo:Companhia das Letras, 2008.
BURNS, E. Bradford. Culture in Conflict: The Implications of Modernization in Nineteenth-Century Latin America. In: BERNHARD, Virginia (Ed.) Elites, Masses, and Modernization in Latin America, 1850-1930. Austin: University of Texas Press, 1979.
MATTO DE TURNER, Clorinda. Aves sin nido. Castelló de la Plana: Publicacions de la Universitat Jaume I, D.L., 2006.
ROMERO, José Luis. Situaciones e ideologías en Latinoamérica. México: Universidad Autónoma de México, 1981.
SOMMER, Doris. Ficções de fundação: os romances nacionais da América Latina. Trad. Gláucia Renate Gonçalves e Eliana Lourenço de Lima Reis. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2004.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).