Não-Obra: O Leitor, um Abismo

Autores

  • Luiz Guilherme Barbosa UFRJ

Resumo

Estamos diante de uma obra que difere. Em panorama da crítica literária no Brasil, por exemplo. A necessidade de reconhecer a literatura imbricada na violência do processo de colonização e encontrar alguma diferença nacional que denote uma identidade imanente à cultura e à história fizeram com que a crítica trilhasse caminhos predominantemente distintos, mais atentos, portanto, à face histórica da obra literária -- ainda que tal face histórica se apresente como elemento formal constitutivo da obra. A crítica que surge com a vanguarda concretista observa esta história da crítica literária “pau-brasil” e a repropõe sob o signo da “antropofagia”. Mas há outra crítica que, como releitura da semiologia barthesiana, se coloca em diferença ao panorama -- ela poderia se chamar mais de um nome, alguns; por ora, vamos chamá-la de Roberto Corrêa dos Santos. Esta diferença se coloca nos termos de uma leitura singular da atuação do significante na experiência crítica, traduzida pelo conceito do traço: “trabalhando no escuro”, produzindo “significações em posterioridade”, o traço oscila entre uma escrita crítica que experimenta sintaticamente e uma literalidade do conceito que se transforma em traços gráficos ou desenhados que são intercalados de modos diversos às palavras do texto. A partir do percurso do traço no conjunto da obra de Roberto Corrêa, que vai do conceito ao gesto, propomos uma leitura da crítica literária como um discurso que incorpora a estrutura de autonegação da obra de arte moderna como elemento de suspeita do saber sobre literatura e como focalização do leitor no centro da experiência crítica.

Referências

ANDRADE, Carlos Drummond de. Poesia e prosa. 5 ed. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1983.

BARTHES, Roland. Aula. Tradução de Leyla Perrone-Moisés. 17 ed. São Paulo: Cultrix, 2004.

CAMPOS, Augusto de. o anticrítico. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

CAMPOS, Augusto de; CAMPOS, Haroldo de; PIGNATARI, Décio. “plano-piloto para poesia concreta”. In: Teoria da Poesia Concreta: textos críticos e manifestos 1950-1960. 4 ed. Cotia: Ateliê Editorial, 2006.

CAMPOS, Haroldo de. “Da tradução como criação e como crítica”. In: Metalinguagem & outras metas. 4 ed. revista e ampliada. São Paulo: Perspectiva, 1992. pp. 31-48. (Debates; 247)

___________________. O sequestro do barroco na formação da literatura brasileira: o caso Gregório de Mattos. Salvador: Fundação Casa de Jorge Amado, 1989.

CICERO, Antonio. “Poesia e paisagens urbanas.” In: Finalidades sem fim: Ensaios de poesia e arte. São Paulo: Companhia das Letras, 2005. pp. 14-30.

PUCHEU, Alberto. Roberto Corrêa dos Santos: o poema contemporâneo enquanto “ensaio teórico-crítico-experimental”. [Ensaio inédito, consultado em versão impressa], 2010.

Downloads

Publicado

2010-12-15